Procurando Nemo
Finding Nemo é um desenho animado por computador americano de 2003, o quinto filme produzido pela parceria entre Disney Studios e Pixar, ganhador do Oscar de Melhor Animação e indicado para Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e melhor Montagem de som.
A animação traz referências tradicionais de filmes anteriores da Pixar, como um mundo onde peixes e outras criaturas marinhas vivem em uma sociedade semelhante à dos humanos. As primeiras pesquisas para a produção do filme começaram em 1997, seis anos antes, portanto, de sua finalização. A história de Nemo e Marlin foi muito inspirada na relação dos diretores com seus próprios filhos. A história se passa na Grande Barreira de Corais na Austrália; para dar mais realidade e autenticidade, as vozes originais dos dubladores eram atores australianos e tinham pelo menos uma característica semelhante à do personagem.
Terra
Na Grande Barreira de Corais da Austrália vive o Marlin, um peixe anêmona que perde sua esposa e cria, devorado por uma barracuda. Resta apenas um cachorrinho, que ele chama de Nemo. Ele cresce e quer explorar o oceano, mas é superprotegido por seu pai. No primeiro dia de aula, Marlin envergonha seu filho em uma viagem escolar. Atormentado, Nemo foge do recife e é capturado por mergulhadores. Marlin conhece Dory, uma cirurgiã de patela que sofre de perda recente de memória, e Bruce, um grande tubarão branco que afirma ser vegetariano. Marlin e Dory encontram uma máscara de mergulho que caiu do barco que levou Nemo e notam algo escrito nela. Dory se machuca e sangra pelo nariz, o que fascina Bruce, fazendo-o atacar o peixinho, que quase não consegue escapar.
Nemo é colocado em um aquário do consultório de um dentista e ali encontra um grupo de animais marinhos, liderados por Gills, um ídolo mouro. Nemo descobre que será dado à sobrinha do dentista, Darla, uma matadora de peixes. As brânquias têm um plano de evacuação: bloquear o filtro do aquário, por isso o dentista deve limpar o recipiente e transferi-los para sacos plásticos, para que possam pular pela janela e cair na esfera de segurança. Nemo tenta bloquear o filtro com uma pedra, mas o plano não funciona.
Dory pode ler o endereço na máscara e se lembrar dele, apesar de seu problema de amnésia. Um cardume de peixes mostra a ele e a Marlin o caminho a seguir. Eles se perdem, encontram um reduto de águas-vivas e quase são mordidos por elas, mas estão bem. Chegando ao East Australian Current, eles brincam com um grupo de tartarugas verdes, incluindo Crush e seu filho, Squirt. Marlin conta a história de sua jornada e as notícias de sua pesquisa se espalham pelo oceano. Um pelicano chamado Nigel voa para o consultório do dentista e relata os esforços de Marlin para encontrar Nemo, que tenta novamente e consegue bloquear o filtro.
Marlin e Dory são engolidos por uma baleia azul. Dory se comunica com a baleia, que os transporta para a baía de Sydney e os expulsa por meio de seu espiráculo. Lá, eles encontram Nigel, que os ajuda a escapar de um bando de gaivotas e os leva ao dentista. Um novo filtro é instalado e a equipe do aquário não consegue escapar. Darla chega e o dentista entrega seu Nemo, que afirma estar morto para se salvar. Nigel entra pela janela, aterroriza Darla e sai do escritório no caos. Depois que o dentista se livra de Nigel, Gills ajuda Nemo a escapar por um ralo que leva ao oceano.
Pensando que Nemo está morto, Marlin se despede de Dory e vai para casa. Ela, que se esqueceu de tudo, acaba encontrando Nemo quando ele chega ao oceano. Quando ela recupera sua memória, ela consegue reunir Nemo e Marlin, mas é pega perto de um enorme cardume de peixes em uma rede de pesca. Nemo entra na rede e pede aos peixes que descam, o que faz com que a rede se quebre e eles escapem. De volta ao recife, Marlin e Dory observam Nemo e seus colegas sendo levados para uma aula de campo. Enquanto isso, o novo filtro para de funcionar e a equipe do aquário consegue escapar para o oceano.