Raiden (Mortal Kombat)
Raiden, às vezes chamado de Rayden, é um personagem de videogame do jogo de luta Mortal Kombat da série Midway Games / Netherrealm Studios. Fazendo sua estreia oficial como um dos sete personagens originais de Mortal Kombat em 1992, Raiden é um dos personagens centrais da franquia. Baseado no deus japonês do trovão, Raijin, e retratado em série como o deus do trovão e nomeado protetor do Reino da Terra, Raiden defende o planeta contra uma miríade de ameaças sobrenaturais ao lado de seus guerreiros escolhidos a dedo. Ele tem muitas habilidades sobrenaturais como teletransporte, vôo e controle de relâmpagos.
Um pilar do elenco de Mortal Kombat, Raiden apareceu como um personagem jogável em todos os episódios de combate, exceto Mortal Kombat 3 e sua atualização, e foi um dos onze personagens que representaram a franquia em Mortal Kombat. Vs. cruzando. DC Universe. Raiden também apareceu em Injustice 2 como um personagem DLC, desenhado pelo artista de quadrinhos Jim Lee. Ele apareceu extensivamente em outras mídias do Mortal Kombat, como em ambos os filmes, a série animada Mortal Kombat: Defenders of the Realm, a série de TV Mortal Kombat: Konquest e a série da web Mortal Kombat: Legacy, bem como apareceu no Mortal oficial . Kombat: produtos legados. Series. A recepção geral e crítica do personagem em termos de design e jogabilidade tem sido positiva, mas mista em termos de aparições alternativas na mídia.
Projeto
Na religião xintoísta japonesa, da qual o personagem é derivado, Raijin é geralmente descrito como uma pequena criatura demoníaca de pele vermelha que bate um tambor para criar um trovão. No entanto, sua aparição nos jogos lembra mais a de um deus do trovão taoísta que aparece nos templos chineses.
O nome de Raiden foi escrito desta forma em todos os jogos e jogos de arcade originais desde Mortal Kombat 4. No entanto, as portas para PC e console foram lançadas até Mortal Kombat Trilogy, com os filmes e séries de televisão, eles mudaram o nome para “Rayden . ”Isso pode ter sido devido a problemas de direitos autorais com um atirador chamado Raiden ou o personagem Raiden da série Fatal Fury. Ed Boon odiava pessoalmente que Acclaim o tivesse escrito com um Y.
Os criadores alegaram ter baseado o design do personagem de Raiden nas Três Tempestades, os três lacaios de Lo Pan no filme Big Trouble in Little China. A Terceira Tempestade, Relâmpago, mostrou a habilidade de montar e controlar relâmpagos e usava um chapéu que lembra muito o chapéu cônico de Raiden. Em uma entrevista ao jornal Deception, Ed Boon disse que o chapéu que o ator Carlos Pesina usava para retratar o personagem em jogos anteriores do Mortal Kombat foi arruinado após repetidos esmagamentos de Pesina durante a produção. Mortal Kombat e Deadly Allian acreditam que Raiden tem 2,10 metros de altura, mas seu sprite era da mesma altura dos outros lutadores. Seu chapéu legal é sua característica mais reconhecível, e às vezes ele usa um bastão que tem o poder do trovão e do relâmpago. O personagem trovão chinês, 雷, pode ser visto na maioria de suas roupas. O saya (bainha de katana) aparece nos sub-trajes de Raiden em Deadly Alliance, Deception e Armageddon, mas nunca é realmente visto usando a espada. Raiden tem eletricidade correndo por seu corpo em Mortal Kombat, Mortal Kombat 4 e Deadly Alliance. Ele tem olhos brancos (às vezes azuis) brilhantes, que brilham em vermelho em Deception e Armageddon.
Raiden foi interpretado pelo funcionário da Midway Jon Hey nos primeiros dois jogos. Ele ficou conhecido por gritar aleatoriamente enquanto executava seu movimento "Torpedo" (também conhecido como "movimento do Superman"). Os fãs originalmente acreditavam que ele estava gritando em japonês, enquanto outros acreditavam que eram frases em inglês como "Your mother is from Los Angeles" ou "Get in the car". John Tobias revelou que Raiden só fala gírias, não japonês, como originalmente esperado.
De acordo com o modo Konquest em Mortal Kombat: Deadly Alliance, Raiden dominou mais de 750 variedades documentadas de jujutsu, que é seu estilo de luta secundário.