Noob Saibot
Noob Saibot é um personagem fictício da série de jogos de luta Mortal Kombat. Ele fez sua estreia como um personagem secreto não jogável em Mortal Kombat II, onde ele era uma silhueta negra dos outros ninjas masculinos do jogo, por outro lado, sua primeira aparição como personagem selecionável foi na versão Ultimate Mortal Kombat 3. Seu nome é formado pelos sobrenomes dos co-criadores da série, Ed Boon e John Tobias, invertidos. Do jogo 2 ao jogo 4 ele foi chamado de Noob Saibot, mas de Deception ao jogo 9 ele só foi chamado de Noob porque John Tobias deixou Midway (agora NetherRealm Studios) após MK4, mas o nome Saibot retornou. Em Mortal Kombat 11. novamente sendo chamado Noob Saibot.
Inicialmente, Noob Saibot não tinha registro anterior. Ele foi estabelecido como um espectro de Netherealm que adorava um antigo deus caído em Ultimate Mortal Kombat 3. No entanto, foi revelado em Mortal Kombat: Deception que Noob Saibot era o Sub-Zero original, que foi morto por seu inimigo, Escorpião. os eventos do primeiro torneio. Originalmente, ele compartilhou movimentos e gráficos com os vários personagens “ninja” no universo antes de receber seu próprio conjunto de movimentos e visuais dele.
O personagem também apareceu em outras mídias, como a série de televisão Mortal Kombat: Conquest de 1998, e outros produtos oficiais da série. A recepção geral e crítica foi principalmente positiva, principalmente no que diz respeito às peças finais.
Criação e jogabilidade
O nome do personagem consiste nos sobrenomes dos co-criadores da franquia Mortal Kombat, Ed Boon e John Tobias, escritos ao contrário. Durante suas primeiras aparições, a aparência de Noob Saibot girou em torno de um exterior todo preto, com oficiais dizendo "isso é tudo o que ele representa". Eles lutaram para fazer covers sem que o personagem parecesse gostar de BDSM. Em Mortal Kombat: Deception, Noob Saibot foi o primeiro personagem concebido e desenhado por Steve Beran, que tentou torná-lo um personagem mais distinto, focando menos em seu exterior completamente preto. Um detalhe do design foi removido devido às suas semelhanças com um smoking. Outro detalhe foi o uso de uma balaclava, mas a ideia foi posteriormente transferida para o personagem de Havik. Um dos primeiros trajes alternativos representava Noob Saibot em um traje preto, vermelho e azul com uma tradução japonesa da palavra "escuridão" na lapela frontal e o representava sem máscara, mas este desenho acabou sendo usado como um substituto do traje Havik. . Além disso, o uso de um personagem dois em um deve ser introduzido neste jogo, mas foi usado apenas com Noob Saibot e Smoke. Ambos os personagens eram modelos para o uso de tal conceito e tinham a intenção de executar conjuntamente a fatalidade do jogador.
Noob Saibot foi apresentado pela primeira vez em Mortal Kombat II (1993), como um oponente oculto não jogável que os jogadores lutam em uma batalha secreta na arena "Goro's Lair" após vencer cinquenta lutas consecutivas. Era uma troca de remo Sub-Zero preto sólido com maior velocidade do Escorpião e movimento de lança. Ele voltou como um personagem secreto em Mortal Kombat 3 com os mesmos atributos, mas como uma silhueta de Kano, já que não havia ninjas humanos no jogo. No console Sega Game Gear, o personagem recebeu movimentos especiais de Kano, como o "Laser Eye" de Fatality. Quando jogado nas versões Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat Trilogy, Noob Saibot voltou como um ninja mudado, sendo um dos apenas dez ninjas humanos no jogo. Noob Saibot pode ser jogado no modo "Versus" no Mortal Kombat: Shaolin Monks se ambos os jogadores selecionarem o personagem Sub-Zero; o último jogador a selecioná-lo irá jogar uma variante do personagem. No jogo, ele é preto, mas com antebraços congelados e movimentos e pontas de Sub-Zero.
De acordo com a Prima Games, Noob Saibot é um dos personagens mais poderosos da série, alegando que ele "teve um ataque de projétil desbloqueado, lutou lado a lado com Smoke e até teve um zoneamento ridículo em MK9."