Krusty, o Palhaço . personagem da série The Sinpsons - Mundo dos personagens

Krusty, o Palhaço . personagem da série The Sinpsons

 Krusty, o Palhaço


Sir Herschel Shmoikel Pinchas Yerucham Krustofsky,  mais conhecido por seu nome artístico Krusty, o Palhaço (às vezes soletrado Krusty, o Palhaço), é um personagem recorrente na série animada de televisão Os Simpsons. Dan Castellaneta dá-lhe a voz. Ele é o apresentador de longa data do programa de TV favorito de Bart e Lisa, uma combinação de jogos e desenhos animados infantis, incluindo The Itchy & Scratchy Show. Krusty costuma ser retratado como um fumante cínico, exausto e viciado, que não gosta do show business, mas continua mesmo assim. Ele se tornou um dos personagens mais frequentes fora da família Simpson principal e tem sido o foco de vários episódios, muitos dos quais também apresentam Sideshow Bob.


Krusty foi criado pelo cartunista Matt Groening e parcialmente inspirado por Rusty Nails, um palhaço da televisão da cidade natal de Groening, Portland, Oregon. Ele foi projetado para se parecer com Homer Simpson em maquiagem de palhaço, com a ideia original de que Bart ama um palhaço da televisão que na verdade era seu próprio pai disfarçado como ele. Sua voz é baseada em Bob Bell, que interpretou Bozo da WGN-TV. Krusty fez sua estreia na televisão em 15 de janeiro de 1989 no curta "The Krusty the Clown Show", de Tracey Ullman Show.


Krusty apareceu pela primeira vez em "The Krusty the Clown Show", um dos curtas dos Simpsons do The Tracey Ullman Show que foi ao ar pela primeira vez em 15 de janeiro de 1989.  O personagem foi parcialmente inspirado pelo palhaço. Programa de TV "Rusty Nails" do criador de Os Simpsons. Matt Groening e o diretor Brad Bird viram as crianças crescerem em Portland, Oregon.  Groening descreve Rusty Nails como um doce palhaço cujo show às vezes tinha uma mensagem cristã, mas cujo nome assustava Groening.  Dan Castellaneta baseou sua caracterização de voz no Bob Bell da televisão de Chicago, que tinha uma voz muito rouca e tocou Bozo da WGN-TV de 1960 a 1984.  Krusty foi comparado a uma encarnação anterior chamada 'Flunky ou Mail Viewer Palhaço do Late Night, que apareceu no Late Night com David Letterman. Jeff Martin, um escritor do programa Letterman, criou e interpretou o personagem. Martin também se tornou um escritor de Os Simpsons, escrevendo episódios que incluíam Krusty. 


Muitos eventos na vida de Krusty são paralelos aos do comediante Jerry Lewis, incluindo sua origem judaica, vício em Percodan, performance de teletone  e aparição no The Jazz Singer (Ford Startime). Quando questionado, Groening simplesmente apontou que "os personagens [Os Simpsons] são colaborações entre escritores, animadores e atores", sem confirmar ou negar especificamente a associação. 


A aparência e o design de Krusty são essencialmente Homer Simpson em maquiagem de palhaço.  Groening disse que "O conceito satírico que ele procurava na época era que Os Simpsons era sobre um menino que não respeitava seu pai, mas adorava um palhaço que se parecia exatamente com seu pai", um tema que se tornou menos importante conforme o programa se desenvolvia.  Um conceito inicialmente viu Krusty sendo revelado como a identidade secreta de Homer, mas a ideia foi abandonada porque era muito complexa e porque os escritores estavam muito ocupados desenvolvendo a série.  Existem dois casos em que um assume a identidade do outro. Em um comercial do Butterfinger (não canônico) descrevendo um concurso de $ 50.000 para descobrir quem roubou o Butterfinger de Bart, um Homer capturado parece ser o culpado até que Maggie remove uma máscara e revela Krusty. No episódio "Homie the Clown", Homer vai para o Clown College e se disfarça, sendo confundido com Krusty. Krusty era originalmente um homem normal com maquiagem de palhaço, mas David Silverman observou que "em algum momento, decidimos que ele parecia [um palhaço] o tempo todo".  Os produtores tiveram longas discussões sobre se Krusty sempre manteria ou não sua maquiagem de palhaço, mas no final decidiram que não importava.  Os escritores tentaram mostrar o rosto real de Krusty algumas vezes nos primeiros episódios, mas decidiram que ele não parecia bem, embora seu rosto real fosse visto em "Krusty está preso" e "Como pai, como palhaço". Episódios posteriores contavam piadas sobre o rosto de Krusty. Em "Homer's Triple Bypass", Krusty revela que sua "aparência grotesca" é o resultado de múltiplos ataques cardíacos. Homer observa que ele está bonito e Krusty responde: "Isso não é maquiagem." Em "Bart the Fink", ele abandona a ideia de navegar com uma nova identidade e nada em direcção à praia, deixando um rasto de maquilhagem amarela e um rosto branco natural por baixo. No chão, ele sacode o cabelo preto, revelando seu cabelo de palhaço verde natural, e remove seu nariz falso de aparência normal para revelar o nariz de palhaço vermelho bulboso natural abaixo dele.

Add your comment