Jax (Mortal Kombat)
Jax (nascido Jackson Briggs) é um personagem fictício da franquia de jogos de luta Mortal Kombat da Midway Games. Desde sua estreia jogável em Mortal Kombat II como imponentes Forças Especiais Americanas fisicamente superiores a Sonya Blade, ela se tornou um esteio do cânone da série, aparecendo em quase todos os episódios subsequentes da série, além de ser a líder da série. para a ação. Título de aventura derivado de Mortal Kombat: Forças Especiais, e ele foi um dos onze personagens que representam a série em Mortal Kombat vs DC Universe. As características mais distintas dele no jogo são seus braços de metal biônico, que apareceram pela primeira vez em Mortal Kombat 3.
Jax apareceu na mídia alternativa de Mortal Kombat, como em ambos os filmes, quadrinhos, série animada de 1996 Mortal Kombat: Defenders of the Realm, Mortal Kombat: Legacy web series e mercadorias oficiais da série. A recepção geral e crítica do personagem tem sido extremamente positiva, mas as reações aos seus movimentos finais Fatality e outros aspectos do personagem variam de negativas a misturadas.
Aparências
Jogos de Mortal Kombat
Sua primeira aparição no jogo foi em Mortal Kombat II (1993), onde ele estava em uma missão para encontrar sua parceira das Forças Especiais, a Tenente Sonya Blade, que havia desaparecido em Outworld enquanto tentava parar Kano. Embora ele consiga salvar Sonya, Kano consegue escapar de sua captura.
Quando o imperador de Outworld Shao Kahn invade Earthrealm em Mortal Kombat 3 (1995), Jax é um dos guerreiros escolhidos pelo deus do trovão Raiden para ajudar a salvar Earthrealm; prepare-se para a batalha equipando seus braços com implantes biônicos de metal. Depois de ajudar a frustrar a tentativa de Shao Kahn de reivindicar definitivamente a Terra como sua, Jax e Sonya fundaram a Outer World Research Agency (OIA), especializada na exploração e mapeamento de outros reinos, bem como na destruição de portais interdimensionais que poderiam levar Terra.
Em Mortal Kombat 4 (1997), Jax e Sonya prenderam o membro do Black Dragon, Jarek, mas todos eles acabaram se unindo a outros heróis de Earthrealm para impedir Elder God Shinnok e suas forças de Netherealm. Depois de testemunhar o ataque de Jarek a Sonya, Jax a resgatou e o jogou de um penhasco. De volta ao Reino da Terra, Jax e Sonya encontram o ciborgue Lin Kuei Cyrax encalhado em um deserto e o trazem de volta ao quartel-general da OIA, onde restauram sua humanidade e o recrutam como agente das forças especiais. .
O Major Jackson Briggs, apelidado de "Jax", faz sua primeira aparição cronológica no jogo de ação e aventura Mortal Kombat: Forças Especiais, no qual ele tenta impedir Kano e a organização criminosa Black Dragon de roubar um artefato capaz de roubar. para outros reinos. .
Em Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002), Sonya e Jax adicionaram o espadachim cego Kenshi às suas fileiras, mas as instalações subterrâneas da OIA são destruídas por Hsu Hao, que é revelado como parte do malvado clã Red Dragon; Os rivais leais do Dragão Negro. Quando Hsu Hao é mais tarde enviado pelo líder do Dragão Vermelho Mavado para matar o feiticeiro Shang Tsung, Jax o intercepta no caminho para o palácio de Shang Tsung e o mata rasgando seu implante de coração artificial. No entanto, na batalha contra o titular da Aliança Mortal, Shang Tsung e Quan Chi, Jax e seus aliados são mortos e ressuscitados pelo Rei Dragão Onaga para se tornarem seus escravos.
Embora Jax não seja jogável em Mortal Kombat: Deception (2004), desempenha um papel menor na trama quando o performer de Shao Kahn, Ermac e a mente de Liu Kang quebraram o controle mental de Onaga em Jax e seus amigos. companheiros.
Em Mortal Kombat: Armageddon (2006), onde Jax é jogável novamente, Sonya envia Jax para liderar uma unidade em busca de sobreviventes após destruir o navio de guerra de Sektor Tekunin, mas eles desaparecem e são capturados pelos ninjas cibernéticos de Sektor. .
Jax é um dos onze personagens que representam Mortal Kombat em Mortal Kombat vs DC Universe. Em seu final não canônico, ele passou por mecanização adicional para aumentar seu poder, mas às custas de sua humanidade.
Jax está presente no início do torneio Shaolin em Mortal Kombat, a reinicialização de 2011 dos três primeiros jogos. Ele trabalha com Sonya para derrubar o Dragão Negro e apreender vários de seus esconderijos de armas. No entanto, depois que o informante-chave das Forças Especiais Kano é descoberto como um membro poderoso da organização, Jax e Sonya se concentram em capturar Kano após a morte de vários de seus camaradas. Isso os leva ao torneio Mortal Kombat na ilha desconhecida de Shang Tsung, onde Jax é capturado e aprisionado, forçando Sonya a participar do torneio para salvar sua vida. Raiden mais tarde permite que Sonya liberte o ferido Jax, mas Shang Tsung destrói o transporte de extração, deixando-os presos na ilha. Raiden reaparece para curar as feridas de Jax, tornando Sonya e Jax cientes de sua presença e do papel crucial na defesa de Earthrealm junto com outros guerreiros escolhidos por Raiden. Após a vitória de Liu Kang sobre Shang Tsung, Sonya é mantida em cativeiro em Outworld antes de ser resgatada por Jax, que não participa do segundo torneio depois que seus braços são psiquicamente eliminados em um confronto com Ermac e ela é transportada. de volta ao reino da terra. para cuidados médicos. Sonya e Jax, agora com armas cibernéticas recém-equipadas, mais tarde se reúnem com os outros guerreiros do Reino da Terra para lutar pela conquista de Shao Kahn. Enquanto Raiden e Liu Kang se comunicam com os Old Gods, Lin Kuei e Sindel atacam. Enquanto Sonya sobrevive ao ataque, Jax é morto e ressuscitado por Quan Chi no Reino da Holanda como um de seus escravos mortos-vivos.
Jax retorna como um personagem jogável em Mortal Kombat X. Dois anos depois de ser escravizado por Quan Chi, Raiden e Sonya conseguiram ressuscitá-lo. Devido à sua experiência traumática como um repatriado, ele se aposentou das Forças Especiais, casou-se com uma mulher chamada Vera e tornou-se fazendeiro. Vinte anos depois, sua filha adulta Jacqui seguiu seus passos e se juntou às forças especiais ao lado de Cassie Cage, filha de Sonya e Johnny Cage; embora contra os desejos iniciais de seu pai, embora ele eventualmente tenha vindo para apoiá-la. Jax, Sareenae Kenshi têm a tarefa de capturar Quan Chi no Reino da Holanda para usá-los para reviver seus amigos. Ele perde a maioria de seus homens na batalha, mas logo captura Quan Chi e o transporta para o Reino da Terra.
Jax retorna em Mortal Kombat 11. Dois anos após o jogo anterior, Jax ficou isolado em sua fazenda após a morte de Vera e sua libertação honrosa das Forças Especiais. Depois que Kronika, o cronometrista, quebra a linha do tempo em uma tentativa de recomeçar, uma versão mais jovem de Jax chega ao presente. Ela também recruta o atual Jax para seu lado depois de prometer-lhe uma nova vida em sua nova era, o que o coloca em conflito com Jacqui e seu eu mais jovem. Enquanto liderava um ataque à Fortaleza de Kronika, Raiden encoraja Jax presente a lutar pelo Reino da Terra mais uma vez depois de dizer a ele que Kronika é a mãe de Shinnok. Na expansão da história do DLC Como resultado, uma viagem no tempo, Fujin, ajuda a trazer Jax presente aos seus sentidos, fazendo-o abandonar a causa de Kronika antes da batalha. final.