Lílian J. Potter (nascida Evans) (30 de janeiro de 1960 - 31 de outubro de 1981) era uma bruxa nascida trouxa, irmã mais nova de Petúnia Dursley.
Desde cedo ela percebeu que podia fazer coisas diferentes, mas ela só soube que era uma bruxa quando Severus Snape, um menino bruxo que morava perto de sua casa, reconheceu sua magia e disse que ela diz tudo sobre o mundo bruxo. Como Snape disse, Lily recebeu sua carta de Hogwarts aos 11 anos, uma escola de feitiçaria que ela frequentou de 1971 a 1978.
Lily foi selecionada para a Grifinória e Snape para a Sonserina, e eles se tornaram ainda mais amigos em Hogwarts. A amizade acabou se deteriorando com o interesse de Snape pelas Artes das Trevas e, mais tarde, com rumores sobre as idéias e o poder de Voldemort, seu interesse em se tornar um Comensal da Morte. Eles finalmente passaram para o quinto ano, quando Snape, irritado com uma piada de James Potter e seus amigos, chamou de sangue-ruim, uma ofensa séria contra bruxos nascidos-trouxas. Apesar do fim do relacionamento e das decisões sombrias de Snape, ele realmente amava Lily e ainda tinha o amor dela.
Aspecto físico
Lily era uma linda mulher. Ela tinha cabelos ruivos escuros que caíam sobre os ombros e olhos verdes amendoados. [11] Aparentemente, seus olhos verdes brilhantes eram extremamente diferentes, porque todos que conheciam Lily ainda os viam em Harry.
Habilidades e habilidades mágicas
Dado que até mesmo Lord Voldemort estava disposto a ignorar seu status de trouxa e pedir que ela se juntasse a ele, pode-se presumir que Lily era uma bruxa muito poderosa. Ela foi capaz de lançar um corpo de chefe (um sinal de habilidade mágica superior) e também foi notado que Lily tinha um talento particular em Poções.
Amor: Lily demonstrou um amor extraordinário durante toda a vida. Ele amorosamente se sacrificou por seu único filho quando tinha 21 anos. Foi esse sacrifício que permitiu a Harry sobreviver à maldição da morte e protegê-lo por dezesseis anos após sua morte.
Poções: Lílian era uma excelente poionista, possuindo uma "compreensão instintiva" do assunto.
Feitiços: a varinha de Lily era uma "boa varinha mágica". Isso implica que ele precisava ser proficiente nessa área da magia.
Duelo: Lily (junto com seu marido) foi capaz de desafiar e escapar de Lord Voldemort três vezes, demonstrando seu talento em magia marcial.
Transfiguração: Lily provou ser boa em transmogrificações. Quando ele chegou de Hogwarts, ele "transformou as xícaras em ratos" e conseguiu transformar uma pétala de lírio em um peixe.
Controle da Magia de Mineração: Antes de ir para Hogwarts, Lily revelou que já tinha algum nível de controle sobre sua magia, uma habilidade rara. Ele foi capaz de desacelerar sua descida no ar depois de pular de um balanço e verificar as pétalas de uma flor.
Isso é comentado por seu filho, Harry, quando viajou ao passado, ele disse que ela era extremamente bonita, mesmo em face da morte.
Posses
Varinha de Lily Evans: a varinha de Lily tinha 25 centímetros de comprimento, salgueiro, e tinha um núcleo desconhecido. A varinha foi descrita como "sussurro" e "varinha mágica boa" por Garrick Olivaras.
Potter's Cottage: Lily foi dona desta casa de campo em Godric's Hollow com seu marido Tiago durante as semanas finais da Primeira Guerra Bruxa. Foi lá que ela e seu marido foram mortos e seu filho Harry foi rotulado como o "Menino Que Sobreviveu". A casa ainda se lembra do que aconteceu naquela noite de Halloween em 1981.
Gato da família Potter: Era um animal de estimação da família Potter. Não se sabe o que aconteceu após o ataque.