Tony gordo
"Fat Tony" D'Amico é o nome dos personagens recorrentes da comédia de animação Os Simpsons. Ambos foram dublados por Joe Mantegna e apareceram pela primeira vez no episódio da terceira temporada "Bart the Murderer". Fat Tony é um mafioso e assistente da máfia de Springfield. Seus companheiros incluem Legs, Louie e Johnny Tightlips, e ele responde a Don Vittorio DiMaggio. Depois da mulher Tony Fat original no episódio da vigésima segunda temporada "Donnie Fatso", a primeira pessoa com o mesmo nome aparece. As pessoas parecem o mafioso Anthony "Fat Tony" Salerno.
Tony Gordo Primer
Marion Anthony "Fat Tony" D'Amico estava por trás de várias empresas criminosas em Springfield. Suas raquetes incluíam jogos de azar ilegais, contrabando de cigarros, contrabando, fraude e venda de identidades falsas. Em "The Twisted World of Marge Simpson", Homer contrata a máfia para expulsar os lanches rivais de Marge. Fat Tony venceu Quimby em "Mayored to the Mob" em retaliação à invasão de sua fábrica de lixo para ratos, à qual Quimby se opôs, como prometeu "desde o topo. Fat Tony assina um contrato com Homer depois que seu acordo de segurança privada interfere nos interesses da multidão em "Poppa's Got a Brand New Badge". Homer havia sido executado como uma gangue, porque Maggie veio resgatá-lo com seu rifle. A música de Fat Tony, Michael, é mencionada pela primeira vez por Fat Tony no meio de Marge em " O Pomo de Sete Cervejas ", dizendo que às vezes voltava da escola. Ele então aparece fraco no episódio" O Mook, o Chef, a Esposa e seu Homer ". O episódio também revela que a esposa de Tony Gordo" foi derrubada por 'causas naturais.' Fat Tony e seus associados o conhecem como o "Clube Social dos Homens de Negócios Legítimos". Tony Fat tocou violino em "Poppy Clown Insane". Fat Tony morre no episódio "Donnie Fatso" de um ataque cardíaco com suas últimas palavras para Homer dizendo "Eu te amo cara".
De acordo com o gordo Tony
Quando o Tony Fat original morreu de ataque cardíaco em "Donnie Fatso", ele foi substituído por seu primo mais novo Anthony Paul "Fit Tony" D'Amico. No final deste episódio, Fit Tony começou a comer como forma de lidar com o estresse de sua tentativa de homicídio. Seu ganho de peso provoca uma mudança de nome para "Tony Fit-Fat" e finalmente "Tony Fat", essencialmente restaurando sua personalidade original. Em "The Real Housewives of Fat Tony", ele supostamente se casa com Selma, mas o relacionamento desmorona quando Selma descobre que Tony acaba de realizar uma cerimônia para torná-lo seu goomar, e que ele é casado com outra mulher.
Nome
A aparência visual de Fat Tony foi inspirada no ator Paul Sorvino.
O nome real do Fat Tony original é uma fonte de controvérsia, já que vários nomes reais diferentes foram revelados fora da série. No episódio da terceira temporada "Bart the Murderer", no relatório de Kent Brockman, Fat Tony é referido como William "Fat Tony" Williams, presumivelmente um pseudônimo. No episódio da oitava temporada "The Homer They Fall", o anfitrião da luta de boxe de Homer contra Drederick Tatum refere-se a Fat Tony como Anthony D'Amico (aliás, o nome de um dos três Mixers de Regravação nos créditos finais ), mas posteriormente também é chamado, por exemplo, de FBI. No episódio da décima segunda temporada "Insane Clown Poppy", Frankie the Squealer afirma que o primeiro nome de Fat Tony é Marion, uma referência ao nome real do ator John Wayne, Marion Robert Morrison.