Duke Nukem
Duke Nukem é uma série de videogames que leva o nome de seu protagonista, Duke Nukem. Criado por Apogee Software Ltd. (agora 3D Realms) como uma série de videogames de computador pessoal compatível com IBM, a série foi estendida a jogos lançados para vários consoles por desenvolvedores terceirizados. Os primeiros dois jogos da série principal eram plataformas 2D, enquanto os jogos seguintes eram uma mistura de jogos de tiro em primeira e terceira pessoa.
Em 2010, os direitos da série foram adquiridos pela Gearbox Software, que concluiu o desenvolvimento do Duke Nukem Forever e o lançou em 10 de junho de 2011 na Europa e Austrália e em 14 de junho de 2011 na América do Norte. A franquia gerou mais de US $ 1 bilhão em receitas em 2001.
O jogo original foi lançado como Duke Nukem em 1991 como um jogo de plataforma bidimensional, compatível com IBM PC e apresentando gráficos EGA 320x200 de 16 cores com rolagem vertical e horizontal. O jogo original teve três episódios, o primeiro lançado como shareware. O primeiro jogo Duke Nukem foi chamado Duke Nukem, mas a Apogee descobriu que esse nome pode já ter sido registrado para o personagem Duke Nukem da série de TV Captain Planet e Planeteers, então eles mudaram para Duke Nukum para a revisão 2.0. Posteriormente, foi determinado que o nome não era uma marca registrada, então a grafia Duke Nukem foi restaurada em Duke Nukem II e em todos os jogos Duke sucessivos.
Para Duke Nukem II, a sequência foi quatro vezes mais longa e aproveitou os gráficos Video Graphics Array (VGA) de 256 cores, música MIDI (Musical Instrument Digital Interface) e áudio digitalizado. Na verdade, apenas 16 cores foram usadas na tela ao mesmo tempo; no entanto, o jogo usava três paletas de 16 cores diferentes.
O terceiro jogo da série foi o jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) intitulado Duke Nukem 3D e foi lançado em 1996. Como a maioria dos jogos FPS da época, Duke Nukem 3D apresentava ambientes tridimensionais com sprites. Objetos bidimensionais que substituiu armas, inimigos e objetos de fundo frágeis. Duke Nukem 3D foi lançado para MS-DOS, Mac OS, PlayStation, Sega Saturn, game.com, Sega Genesis / Mega Drive, Nintendo 64, e relançado em 2008 para Xbox Live Arcade e iOSe Nokia N900 em 2009. Duke Nukem 3D a mais de uma dúzia de pacotes de expansão.
O lançamento mais recente da principal série de videogames, Duke Nukem Forever, foi adiado por mais de uma década após o anúncio inicial em abril de 1997. As informações promocionais do jogo foram lançadas em 1997, 1998, 1999, 2001, 2007, 2008 e 2009 Como resultado, o título tem sido objeto de intensa especulação e ganhou vários prêmios de vaporware. A equipe de desenvolvimento terminou em maio de 2009, mas de acordo com a 3D Realms, o projeto não foi oficialmente cancelado e o jogo ainda estava em desenvolvimento. Embora a Take-Two Interactive tenha o direito de publicar o jogo, eles não tinham um acordo com a 3D Realms para financiar seu processo e a Take-Two Interactive entrou com uma ação legal contra a 3D Realms por não completar o desenvolvimento do jogo. O processo culminou em um negócio em maio de 2010. A Gearbox Software comprou os direitos e propriedade intelectual da franquia e começou a trabalhar no projeto em 2009. Uma demonstração jogável foi exibida na Penny Arcade Expo (PAX), onde o lançamento foi anunciado. Prazo de lançamento: 3 de maio de 2011 nos Estados Unidos e 6 de maio internacionalmente para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Em 21 de janeiro de 2011, a 2K Games lançou um trailer oficial de lançamento com data de lançamento confirmada para 3 de maio de 2011 para a América do Norte. Em 24 de março de 2011, a 2K Games divulgou uma declaração “Duke Never Comes Early” para anunciar um adiamento para 10 de junho na América do Norte. Em 5 de maio de 2011, a rede Steam começou a vender o jogo, que se tornou oficialmente disponível em junho de 2011. Uma versão para OS X foi lançada em agosto de 2011.