Smoke (Mortal Kombat)
Smoke é um personagem da franquia de jogos de luta Mortal Kombat. Ele fez sua estréia em Mortal Kombat II em 1993 como um oponente oculto e impossível de jogar e uma raquete ninja cinza que emite fumaça de escorpião fazendo aparições aleatórias na tela durante o jogo. Ele fez sua estreia oficial no jogo. Em Mortal Kombat 3 em 1995 como um desbloqueável personagem, desta vez como uma mudança de cor índigo para os novos ciborgues do jogo, Sektor e Cyrax.
Seu papel na série tem sido principalmente o de amigo e confidente do jovem Sub-Zero; Ambos fazem parte do clã assassino Lin Kuei que corajosamente escolheu desertar após saber do plano do clã de transformar seus membros em ciborgues. A fumaça foi eventualmente capturada, transformada e ordenada a caçar Sub-Zero, mas ao contrário de suas contrapartes robóticas, ele escondeu a alma humana dele. Em jogos tridimensionais, ele está conectado a Noob Saibot, sob cujo comando ele serve. As origens de Smoke se estendem com a reinicialização da série de 2011, na qual ele é descrito como originalmente de Praga, Tchecoslováquia, durante a versão alternativa de Mortal Kombat 3.
Embora tenha desempenhado um papel coadjuvante nos jogos, ele se tornou um personagem popular na série Mortal Kombat. A resposta aos seus últimos movimentos do Fatality foi mista. Smoke também aparece em séries de mídia alternativa, como a série de quadrinhos Malibu, o cartoon Mortal Kombat: Defenders of the Kingdom, de 1996, e o filme Mortal Kombat: Annihilation, de 1997, além de aparecer em alguns produtos oficiais.
Aparências
Jogos de Mortal Kombat
Smoke começou como um assassino Lin Kuei ao lado do jovem Sub-Zero, acompanhando-o a Outworld na missão fracassada deste último de assassinar Shang Tsung. Quando voltaram para Lin Kuei, descobriram que seu clã havia escolhido transformar seus melhores guerreiros em ciborgues, já tendo realizado o procedimento em Cyrax e Sektor. Smoke and Sub-Zero, não querendo participar, abandonou o clã; Sub-Zero conseguiu escapar, mas Smoke foi capturado e transformado em um ciborgue, chamado LK-7T2. De acordo com a programação de Lin Kuei, Smoke foi forçado a caçar seu velho amigo. No entanto, durante os eventos de Mortal Kombat 3 e a invasão da Terra por Shao Kahn, Smoke descobriu, com a ajuda de Sub-Zero, que ele ainda estava retendo sua alma durante o processo de automação e era um dos guerreiros escolhidos por Raiden. Ele ajudou Sub-Zero a derrotar Cyrax e Sektor, mas foi capturado pelas forças de Kahn, trazido de volta para Outworld e trancado nas entranhas da fortaleza de Kahn.
Quase uma década depois, no entanto, durante os eventos de Mortal Kombat: Deception, ele foi descoberto por Noob Saibot, que reativou o ciborgue. A nanotecnologia de Smoke começou a reparar e melhorar seus sistemas, mas Noob Saibot o reprogramou para servir como um aliado e modelo para um futuro exército de demônios cibernéticos que emergiria do reino da Holanda. Embora o final de Ashrah retratasse a bondade inata de Smoke lutando contra sua programação ciborgue, Smoke ficou com Noob Saibot, e em sua última decepção não-canônica, Smoke ajuda Noob Saibot a matar Sub-Zero. Mortal Kombat: Armageddon 'No modo Konquest, a dupla lidera um ataque ao templo de Lin Kuei localizado em Arctika, durante o qual Smoke tem a habilidade de transformar humanos em guerreiros das sombras, ou versões sombrias de seu antigo. Ele luta contra Taven, mas é finalmente derrotado, após o que ele se teletransporta para informar Noob Saibot da interferência de Taven em seu plano.
Após a reinicialização do Mortal Kombat em 2011, a experiência de Smoke se espalhou após dezoito anos na série. Foi revelado que ele era um membro checo de Lin Kuei chamado Tomas Vrbada, que podia se transformar em fumaça em vez de emanar de seu corpo. Isso é explicado no final dele, que ele descreve como sendo sequestrado por uma seita que o sacrificou a um demônio, queimando-o vivo. Ele voltou como enenra e executou uma vingança matando membros do culto antes de retomar sua forma humana. No modo de história do jogo, ele tenta sem sucesso convencer o jovem Sub-Zero (então Tundra) a não assumir a identidade de seu irmão morto, então ele conhece Shan Tsung e Kano. teste de lançador de foguetes em Living Forest. Smoke luta contra os dois (no qual Shang Tsung se torna o Sub-Zero mais antigo) antes de ser abordado por um robô Sektor, que ele também derrota em batalha. Ele é mais tarde salvo por Raiden da tentativa de Lin Kuei de trazê-lo de volta ao QG para automação, e Raiden o convence a participar do segundo torneio. Em uma mudança de sorte, Smoke permanece humano no jogo, enquanto Sub-Zero se transforma em um cibernético; Raiden impede que Smoke intervenha quando Lin Kuei sequestra Sub-Zero na arena de Kahn. Ele e Sub-Zero mais tarde se juntam aos Warriors of Earth para lutar contra a realização de Earthrealm de Kahn. Enquanto Raiden e Liu Kang se comunicam com os Old Gods, Lin Kuei e Sindel atacam. Sindel quebra o pescoço de Smoke e o mata. Sua alma é coletada e ressuscitada por Quan Chi no Reino da Holanda, junto com seu camarada Sub-Zero.
Smoke é considerado o retorno de Quan Chi em Mortal Kombat X e se identifica como “Enenra”, normalmente aparecendo com Liu Kang, Kung Lao, Kitana e Sindel. Ele não pode ser jogado e desempenha um papel menor no modo de história do jogo. O personagem Triborg DLC é uma combinação de Smoke, Sektor, Cyrax e o cibernético Sub-Zero da reinicialização de 2011.