Ko'atal, mais conhecido como Kotal Kahn ou simplesmente Kotal, é um personagem da série de jogos de luta Mortal Kombat. Um poderoso Osh-Tekk, ele é o ex-Imperador de Outworld, servindo como Imperador do Reino após a morte de Shao Kahn.
Kotal Kahn fez sua estreia jogável em Mortal Kombat X, servindo como um antagonista terciário no modo de história do jogo ao lado de Shinnok e Quan Chi.
Kotal Kahn voltou para Mortal Kombat 11 como um personagem jogável, enquanto também servia como personagem de apoio no modo de história do jogo.
Sobre Kotal Kahn
Kotal Kahn é um guerreiro do reino de Osh-Tekk, que já foi governado por Kotal K'etz, seu pai, mas depois se fundiu com Outworld para conquistá-lo. Após a morte de seu pai, ele se tornou o último de sua espécie. Ele acabaria usurpando Mileena como imperador de Outworld devido a sua popularidade e carisma.
Ao contrário dos imperadores Outworld anteriores, Kotal Kahn não tem interesse em conquistar outros reinos, preferindo se concentrar em assuntos internos e estabilizar o reino. Por esta razão, ele se opõe fortemente à liberação de reinos já sob o domínio de Outworld, acreditando que um Outworld unido provaria ser mais forte contra seus inimigos. Ele também não odeia Earthrealm ou seus habitantes, e cooperou de boa vontade com eles em várias ocasiões, embora suspeite de Raiden.
Em algum momento da história, ele viajou pelo Reino da Terra e encontrou a civilização maia, onde veio a ser considerado um herói após expulsar os invasores espanhóis. Os maias o chamavam de "Buluc Chabtan", seu deus da guerra. Em sua homenagem, os maias começaram a imitar sua tendência de consumir sangue. No entanto, isso fez com que os maias contraíssem doenças do sangue, matando milhares de pessoas. Horrorizado e envergonhado, Kotal deixou os maias e voltou para Outworld.
Em Mortal Kombat 11, é revelado que ele tem um relacionamento romântico com Jade e que já foi general de Shao Kahn até que ele e seu colega Osh-Tekk foram traídos e emboscados por seu antigo mestre. Kotal foi mantido vivo para os experimentos de Shang Tsung. Após a morte de Shang Tsung por Shao Kahn, Kotal foi libertado.
Aparência
A aparência de Kotal Kahn lembra a de um guerreiro águia asteca, os soldados de elite do Império Asteca. O penteado de Kotal lembra o penteado usado por Huitzilopochtli, o deus asteca da guerra e do sol. Seu traje é composto por pulseiras de metal dourado em ambos os braços, além de um cinto que prende seu Tecpatl com um pano de couro que pende do cinto. Também parece haver restos de ossos espalhados por todo o tecido. O torso de Kotal Kahn tem várias tatuagens que brilham em cores diferentes, dependendo da variação de combate dele.
Características de combate
Poderes e capacidades
Como Osh-Tekk, Kotal Kahn é incrivelmente poderoso, possuindo força sobre-humana que lhe permite quebrar facilmente a cabeça de um homem adulto em pedaços de osso e sangue, enquanto também permite que ele empunhe seu enorme Macuahuitl com uma única mão. Como Osh-Tekk, ele pode extrair energia da luz do sol para fortalecer e curar suas feridas, ao mesmo tempo que pode usá-la para causar danos diretos aos inimigos em raios de fogo solar ou até mesmo imbuir suas armas. Para causar mais danos. No MK11, ele também tem a habilidade de se transformar em um jaguar preto enquanto usa seu capacete para atacar seu oponente à vontade. Kotal Kahn também tem a habilidade de usar telecinesia, mas ele não é tão poderoso quanto outros portadores, como Ermac, já que ele está limitado a restringir apenas pessoas.
Com o Kamidogu de Outworld, ele pode convocar Blood Magik para fortalecer a si mesmo e suas habilidades naturais sob a luz do sol. Enquanto em seu estado de deus de sangue, ele foi capaz de convocar um feixe intenso de chamas solares através das nuvens de tempestade convocadas pelo semideus edênico, Rain, e subjugar fisicamente e cortar os braços de Goro. Seu poder foi comparado ao de um Deus pelos humanos de Earthrealm. Além disso, com o uso de Blood Magik, Kotal Kahn pode se tornar mais forte sugando o seu próprio sangue ou o do oponente e pode até mesmo se curar absorvendo o sangue do oponente.
Mantendo seu design inspirado nas Astecas / Maias, Kotal tem a habilidade de invocar totens que o fortalecem durante a batalha. Esses totens podem ser usados como fontes de energia que aumentam os danos e reduzem os danos que você recebe. Um de seus totens tem a capacidade de absorver o sangue derramado e usá-lo para curar o próprio Kotal. Esses totens podem ser usados como armas improvisadas, conforme mostrado em seu Golpe Fatal.
Como todos os Osh-Tekk, ele fica fisicamente enfraquecido quando privado da luz solar e não pode invocar seu poder. Kotal Kahn também é capaz de se teletransportar em uma explosão de fumaça e chamas, embora este não seja um item de jogo.