Shang Tsung (尚 宗) é um personagem da série de jogos de luta Mortal Kombat. Shang Tsung, um poderoso mago que rouba almas, é um famoso vilão da série e é o anfitrião do tradicional torneio Mortal Kombat. Ele atua como um grande antagonista da série.
Shang Tsung fez sua estreia como um dos poucos personagens originais no primeiro jogo de arcade Mortal Kombat, no qual ele atuou como o principal antagonista e chefe final impossível de jogar. Ele fez sua estreia jogável em Mortal Kombat II, onde atua como um antagonista secundário e subchefe.
Shang Tsung voltou como personagem jogável e vice-líder secundário em Mortal Kombat (2011) antes de Kintaro e Goro no Arcade do jogo enquanto servia como um antagonista secundário no modo de história do jogo ao lado de Quan Chi.
Shang Tsung retornou em Mortal Kombat 11 como um guia no Krypt do jogo e como um personagem DLC, sendo o primeiro personagem disponível no Kombat Pack. Ele foi mais tarde o principal antagonista da expansão do Aftermath Story Mode.
Sobre Shang Tsung
Shang Tsung, um mago poderoso e mortal e um grande vilão da franquia Mortal Kombat, é um metamorfo que precisa consumir almas para manter sua saúde e vida. Na série Mortal Kombat, ele simboliza astúcia e decadência, como simbolizado por sua preferência por festas luxuosas, grandes palácios e roupas elegantes. Ao contrário do crasso Shao Kahn, este estilo bombástico é uma fachada que disfarça a verdadeira sofisticação intelectual e mental de Shang Tsung. Seu inimigo é Liu Kang, mas ao longo de sua vida não natural ele ganhou o ódio de muitos outros, incluindo Kung Lao e Kenshi.
A lealdade de Shang Tsung a Shao Kahn deu a ele o status de um mago errante livre. Como tal, ele pode se mover entre reinos não detectados por deuses antigos ou divindades locais, uma habilidade que lhe deu inúmeras oportunidades de cometer atrocidades ao longo dos séculos. Apenas Delia, Shinnok, Shao Kahn e Quan Chi podem igualar as habilidades de Shang Tsung como mago.
Aparência
Shang Tsung inicialmente parecia um velho decrépito. Sua pele era pálida, com cabelos longos e carecas brancos, barba e bigode, dedos finos pendentes e unhas compridas. Ele usava túnicas azuis e amarelas e sempre tinha uma espada em sua bainha ao seu lado. Desde MKII, ele recuperou sua juventude, embora em vários graus. Sua pele recupera um tom natural e ele é retratado com longos cabelos negros. Tal como acontece com sua personalidade mais velha, ele compartilha olhos brancos inexpressivos. No MKII e MK3 ele usou roupas amarelas e pretas. Em Deadly Alliance e além, ele usa um pesado uniforme vermelho. Curiosamente, ele é retratado com olhos e pupilas castanhos.
No MK 2011, durante o primeiro torneio, Shang Tsung vestiu uma camisa quimono preta com detalhes dourados, calça preta e botas pretas com um X dourado na parte de cima. Sobre a camisa do quimono, ele usava uma túnica semelhante a um colete carmesim, com uma larga borda dourada na bainha do vestido e nos punhos; adornos pretos e dourados na frente da capa, a capa tem uma única faixa longa que cai em torno de suas botas; duas tiras finas de tecido preto saindo da parte de cima das calças; e um cinto, a cor de preto médio, o restante de ouro e uma pedra de jade no meio.
No MK11, ele aparece novamente em suas formas mais velhas e mais jovens, a primeira sendo uma ligeira revisão de seu traje MK 2011, com sua forma mais jovem sendo um híbrido de suas aparências MK3 e MK 2011, compartilhando características de design semelhantes. com cor. paleta do primeiro. Cary-Hiroyuki Tagawa mostra sua simpatia pelo personagem, sua forma mais jovem em particular sendo diretamente baseada em sua aparência física no filme live-action de 1995, com um penteado quase idêntico e completa ausência de pelos faciais. Uma de suas roupas alternativas também lhe dá a aparência dos filmes mencionados. Curiosamente, a forma antiga dele tem pupilas visíveis em vez de ser completamente branca.