GLaDOS
GLaDOS (Lifeform Genetics e Disk Operating System, DOS leva o nome do MS-DOS da Microsoft) é um sistema de computador artificialmente superinteligente da série de videogames Portal. GLaDOS apareceu mais tarde em The Lab e Lego Dimensions. O personagem foi criado por Erik Wolpaw e Kim Swift e dublado por Ellen McLain. GLaDOS é responsável por testes e manutenção no Aperture Science Center para enriquecimento assistido por computador em todos os níveis. Embora GLaDOS tenha aparecido inicialmente no primeiro jogo como uma mera voz guiando o jogador, suas palavras e ações tornam-se cada vez mais maliciosas à medida que ele esclarece suas intenções. O segundo jogo, junto com a história em quadrinhos criada pela Valve, Lab Rat, revela que os cientistas abusaram dela e usaram uma neurotoxina para matar os cientistas no laboratório antes dos eventos do portal. Ela está aparentemente destruída no final do primeiro jogo, mas ela retorna na sequência, na qual é comicamente imitada e temporariamente presa em uma bateria de batata.
A inspiração para a criação do personagem vem do uso de Wolpaw de um programa text-to-speech ao escrever falas para o videogame Psychonauts. Outros desenvolvedores de jogos trabalhando em Psychonauts acharam as falas mais engraçadas devido à voz sintetizada. Originalmente, o GLaDOS deveria estar presente apenas na primeira área do portal; ela foi bem recebida por outros designers e seu papel se expandiu como resultado. Os testadores do jogo ficaram motivados para testar o jogo por causa de seus conselhos. Embora o jogo tenha sido originalmente projetado com outros personagens, eles foram posteriormente eliminados, deixando GLaDOS como o único personagem que os jogadores encontram. A aparência física do GLaDOS passou por vários designs, um dos quais apresentava um grande disco por baixo. McLain imitou o diálogo lido em voz alta por um sintetizador de voz com sua própria voz, que foi então processado para soar mais robótico, e interpretou as canções durante os créditos finais de ambas as entradas da série. “Still Alive” se tornou um grande sucesso, especialmente na série de jogos Rock Band, e era uma música popular entre os usuários do YouTube.
GLaDOS foi bem recebido por críticos e jogadores, alguns dos quais o chamaram de narcisista, passivo-agressivo, sinistro e espirituoso. Ela é considerada uma das melhores personagens de videogame, especialmente entre as criadas nos anos 2000. Reconhecida universalmente por suas contribuições para o calibre de narrativa de Portal, GLaDOS recebeu vários prêmios por ser a melhor nova personagem de jogo em Portal. 2007 da GameSpy. , GamePro e X-Play. Várias publicações a classificaram como uma das maiores vilãs de videogame de todos os tempos, incluindo IGN e Game Informer, que a classificaram em primeiro lugar. Ela tem sido objeto de revisão crítica significativa por jornalistas e desenvolvedores de jogos, que a compararam a outros vilões do sistema de computador na ficção, incluindo HAL 9000: The Space Odyssey e SHODAN de 2001. por System Shock.
A descrição
Em grande parte do portal, o GLaDOS serve apenas como narrador, guiando os jogadores pelas câmaras de teste. Sua voz é robótica, mas claramente feminina. Eventualmente, os jogadores descobrem que ela realmente leva o personagem Chell à morte. À medida que Chell sai do controle, os anúncios do GLaDOS ficam cada vez mais pessoais e ridículos. Sua personalidade foi descrita como passivo-agressiva, engenhosa, narcisista e sinistra. Ela tem vários Núcleos de Personalidade do Sistema instalados nela, em parte para impedi-la de matar alguém. No clímax do jogo, Chell entra nas Câmaras GLaDOS, onde é revelado que ela é na verdade um sistema de inteligência artificial complexo feito de peças robóticas suspensas de um dispositivo maior. Uma vez que o jogador remove o primeiro Núcleo de Personalidade, o Núcleo de Moralidade, a voz de GLaDOS torna-se menos robótica e mais sensual. GLaDOS foi originalmente projetado como um assistente de pesquisa e inteligência artificial com o objetivo de ajudar a Aperture Science a competir com o Black Mesa Research Center para criar tecnologia de portal. Os usos posteriores do GLaDOS incluíram a implementação como um inibidor de gelo na linha de combustível e um sistema operacional de disco. GLaDOS é configurado para servir como o computador de controle central do centro de enriquecimento, montado em uma grande câmara lacrada próxima a vários consoles de controle e um incinerador, sendo o último a sua eventual morte.
Wheatley, um núcleo de personalidade previamente ligado indefinidamente ao GLaDOS, é apresentado no Portal 2. Ele foi projetado para dar a ele ideias ruins e inibir sua personalidade. Graças a Wheatley, o jogador entende que se o GLaDOS estiver conectado à instalação do Aperture Science, eles são colocados à prova devido a uma sensação de euforia induzida por sua conclusão. Quando desconectado da instalação do Aperture Science, o GLaDOS trata Chell com mais cortesia. O jogador mais tarde descobre que a personalidade de GLaDOS foi herdada de Caroline, a assistente pessoal do CEO da Aperture Science Cave Johnson, e que ela é muito mais afetuosa com Chell quando ele está sob a influência de Caroline.