As Meninas Superpoderosas, conhecidas no Brasil como Meninas Superpoderosas, é uma série de desenhos animados criada e escrita por Craig McCracken. Sucesso mundial, a série foi considerada a nova moda nos Estados Unidos no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 e teve um reboot de mesmo nome em 2016, que está no ar. A série, inicialmente produzida por Hanna-Barbera, depois alguns anos depois pelo Cartoon Network Studios, conta a história de três meninas com superpoderes: Florzinha, Lindinha e Docinho. Eles foram criados pelo professor Utônio, que acidentalmente colocou o Elemento X na poção "Garotinha Perfeita" (uma mistura de açúcar, temperos e tudo o que ela tem um gosto bom). Como tal, o Elemento X deu a eles superpoderes e, entre os jogos, eles devem salvar a cidade fictícia de Townsville na América do Norte de vários monstros. A série estreou em 18 de novembro de 1998 no Cartoon Network nos Estados Unidos.
McCracken originalmente desenvolveu um show em 1992 chamado Whoopass Stew !, enquanto ele estava em seu segundo ano na CalArts. Depois de uma mudança de nome, o Cartoon Network apresentou as Meninas Superpoderosas em seu What a Cartoon! Programa em 1995 e 1996. A série fez sua estreia oficial em desenho animado em 18 de novembro de 1998, e o último episódio foi ao ar em 25 de março de 2005. Um total de 78 episódios foram transmitidos, além de dois curtas., Um programa especial de Natal, um filme, um especial de aniversário de 10 anos e um especial de comemoração de 20 anos do Cartoon Network. Além disso, a série foi indicada para seis prêmios Emmy, nove prêmios Annie e um prêmio Kids Choice em sua exibição. Entre outras coisas, incluem um anime, três trilhas sonoras, uma coleção de DVD e uma série de jogos, além de vários produtos licenciados.
No Brasil, foi veiculado regularmente até 2005 pelo SBT no programa infantil Bom Dia & Cia, mas depois foi lançado e teve algumas repetições no canal. Foi ao ar regularmente no Cartoon Network até o início de 2016, tanto no bloco Cartoon Z @ um quanto às 9h00. Ele foi encerrado devido à reinicialização. Também foi exibido pelo Tooncast até esta mesma data.
Em Portugal, a série estreou em 2002 na TVI e em 2013 no Cartoon Network.
Premissa
O espetáculo gira em torno das aventuras de três meninas em idade pré-escolar com diversos superpoderes: Florzinha (rosa), Lindinha (azul) e Docinho (verde). O enredo de um episódio é geralmente baseado no humor de programas de super-heróis e tokusatsu padrão, com as garotas usando seus poderes para defender sua cidade de vilões e monstros gigantes. Além disso, as meninas têm que lidar com problemas normais que os meninos enfrentam, como rivalidade entre irmãos, dentes de leite, higiene pessoal , ir à escola, fazer xixi na cama ou depender de um cobertor da sorte. Os episódios geralmente contêm referências ocultas à cultura pop mais antiga (particularmente visível no episódio "Meeting the Beat-Alls", que é uma homenagem aos Beatles). O cartoon procura sempre manter ideias diferentes a cada episódio, com algumas pequenas homenagens e paródias.
O show acontece principalmente na cidade de Townsville, nos Estados Unidos. Townsville é descrita como uma grande cidade americana, com uma paisagem urbana composta por vários arranha-céus. Em sua crítica de The Powerpuff Girls, o crítico de cinema Bob Longino do The Atlanta Journal-Constitution disse que "os designs intrincados exalam um toque futurista dos anos 1950 contra o pano de fundo de David Hockney" e que o programa é "uma das poucas criações americanas que promova a cultura pop e tenha uma arte requintada. "