Wile E. Coyote
Wile Etherlbert Coyote, ou simplesmente Wile E. Coyote (conhecido em português como Willy Coiote ou apenas Coiote) é um personagem do Papa-Léguas animado criado em 1949 por Chuck Jones para a Warner Bros. Sudoeste americano, ou coiote. O coiote era um animal famint que o Gallo-runner Papa-Léguas tentou capturar.
Quando foi criado ou personagem, Chuck Jones tinha em mente o público americano e acreditou que este o identificaria como coiote. “Ou você coiote etudo ou o que queremos ser: um perfeccionista em qualquer objetivo”. [1] Além disso, Chuck Jones inspira-se na própria criação de Coiote para criar Ralph Wolf, um lobo que tenta derrotar os ovelhas pelo cabelo protegido com Sam Sheepdog.
Um guia de televisão revisado incluiu Wile E. Coyote na lista de 2013 dos "60 Vilões de Todos os Tempos". [2] Apesar disso, o personagem é bem querido pelos fãs, que já dirá que, “Coiote pode ser um vilão, mas ensina uma lição, para nunca mais deixar de tentador”.
Aparências em outras séries animadas
O Coiote aparece separadamente como um antagonista ocasional de Pernalonga em cinco episódios, de 1952 a 1963: Operação: Coelho, A lebre é humana, Talento de coelho, Lebre comprimida e Prisa de largura de lebre. Aparições de Nestas, diferentemente do que acontece não animado Papa-Léguas, em que ele passa todo o episódio ou aberto, a fala com um sotaque refinado nessas saidas sozinho (exceto Hare-Breadth Rush), começando com Operação: Coelho, de 1952, presente -ser como "Wile E. Coyote - Um Gênio", dublado como um sotaque de alta classe por Mel Blanc. [3]
Wile E. Coyote aparece duas vezes como Uma Família da Pesada: seu primeiro episódio, "Eu nunca descobri ou homem morto", ou ele descobre andando em um carro com Peter Griffin; Quando Peter atinge o Road Runner e pergunta "aquele avestruz", Wile E. disse-lhe para continuar. [31] Sua segunda aparição é a fé no "PTV", no qual Wile E. tenta obter um reembolso por uma língua de tamanho gigante em uma loge da onda da ACME Peter Trabalha. Peter disse que Wile E. não pode retornar ou linguagem, mas pode obter crédito em tudo. A esposa de Wile E. Chega é considerada um marido que deve ser preso.
Na cultura popular
Ou o guitarrista Mark Knopfler criou uma música tagarela "Coyote" não apresenta um álbum de 2002 The Ragpicker's Dream.
Música de Tom Smith, “Operação: Tempestade no Deserto”, que ganhou o prêmio Pegasus pela Melhor Canção em 1999, sobre como diferentes loucas maneiras de falhar os Planos do Coiote. [4]
O comediante Ian Frazier grita uma peça de prosa jurídica "Coyote v. Acme" [5], que está incluída no livro como o mesmo nome.