Gonzalez rápido
Speedy Gonzáles (conhecido como Ligeirinho no Brasil) é uma pessoa fictícia criada por estúdios da Warner Brothers.
Caracteristicas
Ele é um camundon pequeno e corajoso, muito habilidoso e muito rápido, que cara de tudo por um pedaço de queijo. Virou ou segundo inimigo do gato Frajola, perdendo apenas para Piu-piu, embora em muitos curtas também na frente de Patolino, sempre levantando Melhor, mas uma vez derrotado ou Eufrazino que tem tempo de vê-lo antes de ir para a prisão Refúgio de Pancho. Ele era um mexicano nato e inventou as suas palavras antes de disparar: "Up, up!".
Evolução da Personagem
Em sua primeira aparição em Two Cat-Tails For Two, onde a fé cresceu com um aspecto bem diferente de muitas pessoas ou imaginações. Nessa aparição, o Ligeirinho tinha uma aparência um tanto grotesca. Não tinha sombreiro, tinha que ter dentes para mostrar (um deles d'ouro), roupas quebradas e um aspecto meio japonês / chinês, inclusive o tipo de corte de cabelo.
Sem o episódio do título do camundongo Speedy Gonzales, ele tem se apresentado com uma aparência melhor, como darkiro amarelo, roupa da marinha e com um rosto, um pouco longo, mais melhor.
Vozes do personagem
Ligeirinho é um personagem de Looney Tunes que sofreu menos dublagem nos Estados Unidos. Entre 1953 e 1989 para dublado por Mel Blanc. Desde 1990, após a morte de Mel, dublado por Bob Bergen.
Brasil não, visto dublado por Selma Lopes em sua primeira aparição até 1960. Cordélia Santos, na Cinecastro. Em 1981, graças a Pedro Eugênio, anexei ao filme "Space Jam". Desde 2003, aquele apelidado de Marcelo García.
Em Portugal, a fé do personagem apareceu na RTP nos anos 80 e 90. Mais fé só a partir de 1997 do que como os curtas clássicos do personagem começaram a ser apelidados, fé da ervilha apenas em 1994, que uma lei de mudança de dublagem de longas e curtas metragem em Portugal fé impost. Ou personagem há um ou há dois anos tornou-se dublador, sendo que ou primeiro dublou ou personagem de fé ou para André Maia.
Controvérsias
Por muito tempo, ao mesmo tempo, são anos de história que ou Ligeirinho está sempre repleto de controvérsias devido à piada de mau gosto, relacionada com os estereótipos mexicanos. Muitos dos piedosos presentes em episódios antigos envolvem outras pessoas, como a Onda Frajola é chamada pelo Gato Gringo, o que não significa "Gato Estrangeiro", não por isso, não está impedido ou o personagem de se envolver em polémica cabeleireira.
Em 1999, os inquisidores internos do Cartoon Network abriram um processo para que os episódios antigos do Ligeirinho feito banidos do canal, por estereótipos raciais, ou processos oleosos e os episódios sejam retirados. Em 2002, ou caso de fé reabriu e fé resolveu recuperar dois episódios, por falta de materiais. Posteriormente, apareceu em uma nova série apelidada de hair channel e chegou a ganhar um film só com ele. [1] [2]