Sobre o personagem Zé Carioca - Mundo dos personagens

Sobre o personagem Zé Carioca

Zé Carioca


Zé Carioca é o nome (alcunha em português europeu) de Papagaio José Carioca (Estados Unidos, também batizado por Joe Carioca), um personagem fictício desenvolvido desde dois anos 1940 pelos estudos de Walt Disney. Ele é retratado como um típico bandido carioca, escapando parcialmente de dois problemas como um "jeitinho" característico. Sua primeira aparição Faith no filme Greetings Friends, como amigo do Pato Donald. Descrito pela Time como "um elegante papagaio brasileiro, que era superior ao Pato Donald tanto quanto o Pato era ao Mickey Mouse". 


História

Zé Carioca criou seu próprio cabelo de Walt Disney dentro do Copacabana Palace Hotel quando esteve no Brasil em 1941. Impressionado com a técnica de J. Carlos, cartunista que desvenda versões brasileiras de personagens da companhia na revista O Tico Tico, Disney ou convidado a trabalhar em Hollywood, mais ou convidados desafiados por J. Carlos. Segundo alguns jornalistas, Walt Disney escolhe o personagem José Carioca para Carlos, dizendo que se trata de uma homenagem a um cartunista. Outros especulam que Faith não foi inspirada por um sambista Paulo da Portela,  Outros que Faith não foi inspirada por um cavaquinista paulista, José do Patrocínio Oliveira, ou Zezinho, que ele mesmo dublou ou não filmou Saudações aos Amigos . Ou uso da guarda-chuva veio do Dr. Jacarandá, figura do folclore carioca da época. 


Cinema


Da esquerda para uma direita: inéditos, Jorge Guinle, Carmen Miranda e Walt Disney não liberados ou personagem Zé Carioca.

Ou o papagaio José Carioca (ou o vulgar Zé Carioca) criado para os filmes Alô, amigos, de 1942, lançados nos EUA, não vistos pela Disney. Antes do lançamento americano, eram publicadas tiras de viagens do dia a dia, como as aventuras de Zé Carioca.


O filme foi dividido em quatro partes e foi exibido na América do Sul, onde Zé guiou o Pato Donald ou no Brasil: aparece como um pato para cachaça e ou samba. Ou filmes que Faith levantou a partir de dados coletados, visitados por artistas de dois estúdios Disney - entre eles ou o seu próprio Walt Disney - na América do Sul (exibidos em flashes durante nossos filmes).


Os esforços americanos não se limitam ao Brasil, mas também a algumas pessoas criadas em vários países latinos:


Gauchinho Voador, representante da Argentina;

Panchito, representante do México;

José "Zé" Carioca, ou caro papagaio, representante do Brasil.

Dois anos depois, Zé Carioca reaparece em nossa produção destinada à América Latina: "Os três cavaleiros" (Os três cavaleiros / Os três cavaleiros). Uma parte brasileira, intitulada "Você já Faith à Bahia?", Show Zé Carioca na Companhia do Pato Donald e do galo Pistoles, desta vez na Bahia, uma sequência que mistura esses atores reais (destaque para a participação da cantora Aurora Miranda, assinatura da famosa Carmen Miranda).


Nesses filmes, Zé Carioca e Donald se juntam ao francês mexicano Panchito Pistoles a caminho do México a bordo do último tapete voador.


Uma curiosidade cinematográfica sobre Zé Carioca é uma confusão que ocorreu entre o papagaio e o júri em Alice no País das Maravilhas.


Zé Carioca aparece ao lado de Donald e do Aracuã no segmento "Culpa do Samba" do filme Tempo de Melodia (1948). 


Em 1988, onde Papagaio participou de dois filmes Uma Cilada para Roger Rabbit. 

Add your comment