Criação e concepção
Ao criar o mangá de Naruto, Masashi Kishimoto não tinha intenção de criar Sasuke. Depois de comentar com seu editor sobre o futuro da série, ele foi aconselhado a criar um personagem rival para o protagonista da série, Naruto Uzumaki, que culminou em sua criação. Para aprender mais sobre como criar uma rivalidade efetiva, o autor começou a ler uma variedade de mangás diferentes para reunir ideias sobre o que constitui a mesma coisa e, em seguida, juntar todas essas peças. Devido ao fato de Sasuke ser o oposto de Naruto, Kishimoto sempre toma cuidado para não deixá-lo excitado demais. Sendo Sasuke um "grande gênio", o autor comentou que sente que criou uma "rivalidade ideal". Quando o personagem causou uma mudança drástica na trama, tornando-se um dos antagonistas da série, o mangaká comparou Naruto e Sasuke a yin e yang devido a suas diferenças notáveis. Ele também mencionou que, como resultado, quando um dos dois avança na série, ele garante que o outro avança também.
Para apresentar a história ao personagem, Kishimoto pensou em criar um capítulo que precederia a criação do Time 7, onde Naruto acabara de se tornar um ninja. No entanto, esta possibilidade foi posteriormente cancelada e Sasuke foi apresentado ao Time 7, ainda mantendo as mesmas características e rivalidade com Naruto. A inspiração para o nome do personagem vem do mangá homônimo de Sanpei Shirato, uma série que Kishimoto amava, assim como Sarutobi Sasuke, um ninja infantil fictício japonês. Além disso, o autor é dito ter sido influenciado pela criação de Yoshihiro Togashi, o personagem de YuYu Hakusho, Hiei, afirmando que ele serviu como referência para a criação do personagem e seu Sharingan.
Desenhar Sasuke representou muitos problemas para Kishimoto e, segundo ele, ela foi a personagem que mais gerou trabalho de todas as que ele havia criado. Por não ter uma ideia preconcebida de como deveria ser o rosto do personagem, seus primeiros esboços o levaram a criar um personagem muito antigo em comparação com Naruto, que deveria ter a mesma idade que ele. Depois que o desenho de seu rosto foi concluído, a autora começou a desenhar suas roupas. Nos primeiros desenhos de Kishimoto, havia vários colares e nós em torno de seus braços e pernas, disse ele, o resultado do hábito de fornecer às figuras o máximo de adorno possível. Percebendo que não poderia desenhar um personagem tão complexo em uma revista semanal, ele simplificou o design e criou as roupas de Sasuke em contraste com a fantasia de Naruto.
Para Kishimoto, Sasuke continua sendo o personagem mais difícil de desenhar. No desenho, erros e infortúnios costumam resultar em uma aparência envelhecida, devido à inexperiência do mangá em desenhar personagens mais jovens. O cabelo do personagem era originalmente curto para que o autor pudesse economizar tempo, mas conforme a série avançava lentamente, ele cresceu de tamanho, aumentando assim o tempo que levou para desenhar Sasuke. Durante a primeira metade da série, Kishimoto desenhou um novo traje para Sasuke que apresentava muitos cintos amarrados em seus braços e pernas. Porém, devido ao tempo que demorou para desenhá-los, ele desistiu da ideia e preferiu fazer Sasuke com suas roupas habituais. Apesar do tempo e da energia investidos no design do personagem, Sasuke se tornou o personagem que mais gosta de desenhar.
Ao projetar o visual de Sasuke na Parte 2, o objetivo principal do autor era torná-lo “legal”. Para fazer isso, ele tentou colocar vários acessórios, como Shimenawa enrolado em seu corpo para preservar o estilo das roupas de Orochimaru, das quais ele foi aprendiz na época da série. Ele também fez outras tentativas, como fazê-la vestir uma gola olímpica e um uniforme militar para deixá-la mais "limpa". No entanto, acabou optando por roupas de estilo japonês.