Durante a detonação experimental de uma bomba gama, o cientista Bruce Banner corre para salvar um adolescente que ele trouxe para o campo de testes. Ao empurrar o adolescente Rick Jones para uma trincheira, Banner é pego na explosão, absorvendo grandes quantidades de radiação. Mais tarde, ele acorda em uma enfermaria parecendo relativamente ileso, mas naquela noite ele assume uma forma cinza pesada que perfura a parede e escapa. Um soldado da equipe de busca que seguiu a criatura não identificada o chamou de "Hulk". A versão original do Hulk costumava ser apresentada de forma simples e rápida com raiva. Suas primeiras transformações foram causadas pelo sol, e seu retorno começou ao amanhecer. No entanto, em The Incredible Hulk # 4, Banner começou a usar um dispositivo de raios gama para se transformar à vontade. Nas histórias mais recentes do Hulk, as emoções trouxeram a mudança. Embora fosse cinza em seus primeiros dias, as dificuldades com a impressora levaram a uma mudança de cor para verde. Na história original, o Hulk divorcia-se de sua identidade como Banner, condenando Banner como "o azarão da foto". Desde suas primeiras histórias, o Hulk tem se preocupado em encontrar abrigo e paz, e muitas vezes é mostrado que reage emocionalmente rapidamente a muitas situações. Grest e Weinberg chamaram o Hulk de "o lado escuro primordial da psique [Banner]." Mesmo nas primeiras aparições, o Hulk falou na terceira pessoa. O Hulk mantém uma inteligência modesta, pensa e fala em frases completas, e Lee ainda dá ao Hulk um diálogo explicativo na edição de seis anos, permitindo que os leitores aprendam os recursos que o Hulk tem, quando o Hulk diz: "Mas esses músculos são tudo que nós temos que fazer é pular e seguir em frente. ”Em Marvel: Cinco Décadas Fabulosas das Melhores HQs do Mundo, The Daniels aborda o Hulk como uma personificação dos medos culturais da radiação e da ciência nuclear. Citação Jack Kirby:" Enquanto vivermos fora radioatividade, não há como saber o que pode acontecer ou quanto nossos avanços podem nos custar. ”Daniels continua:“ O Hulk se tornou a personificação mais perturbadora da Marvel dos perigos inerentes à era atômica ”.
Embora geralmente solitário, o Hulk ajudou a treinar os Vingadores e os Defensores. Ele foi capaz de determinar se as mudanças já eram causadas por estresse emocional. Fantastic Four # 12 (março de 1963), apresenta a primeira batalha do Hulk com The Thing. Embora muitas histórias do Hulk envolvam primeiro o General Ross tentando capturar ou destruir o Hulk, o vilão principal costuma ser como o Hulk; um personagem baseado em radiação, como a gárgula ou o líder, bem como outros inimigos, como o homem-rã ou o líder militar asiático, General Fang. A filha de Ross, Betty, ama Banner e critica seu pai pela perseguição ao Hulk. O braço direito do General Ross, Major Glenn Talbot, também ama Betty e está dividido entre ir atrás do Hulk e tentar conquistar o amor de Betty com mais honra. Rick Jones é amigo do Hulk e um parceiro nessas primeiras histórias. Na década de 1970, descobriu-se que o Hulk era mais sujeito à raiva e à fúria e menos falador. Os escritores brincaram com a natureza de suas transformações e brevemente deram a Banner o controle sobre a mudança e a habilidade de manter o controle sobre sua forma Hulk. As histórias do Hulk começaram a envolver outras dimensões, e em uma, o Hulk encontrou a Imperatriz Jarella.
Jarella usou magia para trazer a inteligência de Banner para o Hulk e passou a amá-lo, pedindo-lhe para se tornar seu companheiro. Embora o Hulk tenha retornado à Terra antes de se tornar seu rei, ele retornaria ao reino de Jarella de K'ai novamente. Quando Bill Mantlo começou a escrever papéis, ele trouxe o personagem para a arena do comentário político quando o Hulk viajou para Tel Aviv, Israel, e enfrentou a violência do conflito israelense-palestino e da heroína, o judeu israelense Sabra. Logo depois, o Hulk encontrou o Cavaleiro Árabe, um super-herói beduíno. Nas letras de Mantlo, um Hulk estúpido foi enviado para "Crossroads of Eternity", onde foi revelado que Banner havia sofrido um trauma de infância que despertou a raiva reprimida de Bruce. Depois de resolver seus problemas, pelo menos por um tempo, o Hulk e o Banner são separados fisicamente pela caligrafia de John Byrne. Separado do Hulk pelo Doutor Samson, Banner foi recrutado pelo governo dos Estados Unidos para criar os Hulkbusters, uma equipe governamental dedicada a capturar o Hulk.
Banner se casa com Betty Ross, mas a mudança de personagem de Byrne foi revertida por Al Milgrom, que reuniu os dois personagens, e com o número 324 fez do Hulk sua cor cinza, com as mudanças acontecendo à noite, seja qual for o estado emocional de Banner. . O Hulk apareceu e morreu em uma explosão de bomba de raios gama, mas em vez disso enviou a dimensão de Jarella da casa de K'ai.