Veja aqui a baixo um pouco sobre a criação e o desenvolvimento do personagem Homem aranha
Em 1962, como sucessor do Quarteto Fantástico, ou editor e editor da Marvel Comics, Stan Lee teve a ideia de um novo super-herói. Ele disse que a ideia de Homem-Aranha surgiu como um interesse crescente de dois adolescentes pelos filhos e ou desejo de criar uma pessoa que os adolescentes possam se identificar. [11] Em sua autobiografia, Lee cita o combatente do crime The Spider, de uma revista pulp que não era um super-herói, como uma grande influência. [12] Em várias entrevistas, Lee indicou que foi mais inspirado por ou ao ver uma aranha arranhando uma parede. Em sua autobiografia, ele disse que havia contado essa história tantas vezes que não tinha certeza se era verdade ou não. [13] Embora os super-heróis adolescentes costumam receber apenas essa ponta no "menino" nesta época, leu que ele escolheu "Homem-Aranha" porque queria que o personagem crescesse de acordo com séries de avanços e também sentiu que "Menino -Aranha "Parece que ele parecia inferior aos outros super-heróis. [14] Nesse sentido, Lee foi obrigado a obter o consentimento do editor da Marvel Martin Goodman para aprovação do personagem. Em uma entrevista de 1986, Lee detalhou seus argumentos para superar as objeções de Goodman. [15] Goodman acabou concordando em fazer um teste para o Homem-Aranha na edição final da série de ficção científica sobrenatural Amazing Adult Fantasy, que foi rebatizada de Amazing Fantasy nesta edição única da edição # 15 (capa de agosto de 1962, vendida em junho 5, 1962), citado várias vezes por Lee. [Falta de fontes?] Em particular, Lee disse que foi decidido que Amazing Fantasy seria cancelado após a edição # 15 pela única razão de Goodman ter permitido que fosse usado ou Homem-Aranha. Embora isto fosse da última edição, a sua página editorial apoia a sequência do quadrinho e que “Homem-Aranha ... vai aparecer no Amazing todos os meses”. [16]
De qualquer forma, Lee obteve a aprovação de Goodman para a questão do Homem-Aranha e o conceito de "adolescente comum", e então chamou o artista Jack Kirby para o projeto. Conforme recontado pelo historiador de quadrinhos Greg Theakston, Kirby contou a Lee sobre um personagem sem precedentes com o qual colaborou com Joe Simon na década de 1950: um órfão que vivia com um casal de idosos encontrou um anel mágico que lhe deu poderes sobre os humanos. Lee e Kirby, "condenados imediatamente a uma palestra de história", escreveram Theakston. Lee leu o dito em Kirby para caracterizar o personagem e desenhar algumas páginas. Steve Ditko seria o finalista. [17] Quando Kirby mostrou a Lee as primeiras seis páginas, ele lembrou: "Eu odiei como ela fez isso! Não que ela tenha feito errado, esse não era o personagem que ela estava fazendo! Ela queria; ela era muito heróica." Lee procurou Ditko, que desenvolveu o estilo visual que Lee achou satisfatório. Ditko lembrou: [18]
Uma das primeiras coisas que fiz foi inventar a fantasia. Uma parte vital e visual do personagem. Ele tinha que saber como ele era ... antes de fazer qualquer coisa. Por exemplo: um poder de agarrar coisas para que você não tenha sapatos ou botas rígidas, um atirador escondido com uma arma de teia, etc. Eu não tinha certeza se Stan gostava da ideia de cobrir o rosto, mas fiz isso porque estava escondendo um rosto muito jovem. Também acrescentaria mistério ao personagem.
Embora a arte do interior tenha sido feita apenas por Ditko, Lee rejeitou a capa de Ditko e encomendou a Kirby que desenhasse uma capa que Ditko finalizaria. [Carece de fontes?] Lee explicou em 2010 que, "Eu acho que fiz Jack desenhar uma capa para ele, porque ele sempre teve muita fé nas capas de Jack." [19]
Em uma lembrança da criação do personagem, Ditko descreveu a contribuição dela e de Lee em uma entrevista com Gary Martin publicada na Fan Comic # 2 (verão de 1965): "Stan Lee pensou no nome. Eu fiz a fantasia, o lançador da web, o fotorreceptor em o sinal do pulso e a aranha ". [20] Na época, Ditko compartilhava um estúdio em Manhattan com o famoso artista fetichista Eric Stanton, seu colega da escola de arte que, em uma entrevista de 1988 com Theakston, lembrou que embora sua contribuição para o Homem-Aranha fosse "quase nula", ele e Ditko havia "trabalhado junto em storyboards e adicionado algumas ideias, mas tudo foi criado por Steve sozinho ... Acho que adicionei os estilingues que saem de suas mãos." [18]
Kirby discordou da versão de Lee da história, alegando que Lee teve um envolvimento mínimo na criação do personagem. De acordo com Kirby, a ideia do Homem-Aranha se originou com Kirby e Joe Simon, que na década de 1950 desenvolveram um personagem chamado Silver Spider para a revista Black Magic da Crestwood Publications, que posteriormente não foi usado. Simon, em sua autobiografia de 1990, negou o relato de Kirby, afirmando que a magia negra não era um fator, e que ele (Simon) cunhou o nome "Homem-Aranha" (posteriormente alterado para "A Aranha Prateada"), enquanto Kirby descreveu o personagem do personagem. história e habilidades. Mais tarde, Simon afirmou que seu design de personagem e Kirby's se tornaram a base para Fly, seu super-herói na Archie Comics. [12] [21] Steve Ditko afirmou que Lee gostou do nome da DC Comics Hawkman e que "Homem-Aranha" foi uma consequência desse interesse. [22]
Simon concordou que Kirby mostrou a Lee a versão original do Homem-Aranha, que gostou da ideia e contratou Kirby para projetar páginas de amostra para o novo personagem, mas ele não gostou dos resultados, na descrição, de Simon. "Capitão América com teias de aranha". O escritor Mark Evanier observou que o raciocínio de Lee era que o personagem de Kirby era muito heróico e parecia improvável. Kirby também desenhou as capas de Amazing Fantasy # 15 e The Amazing Spider-Man First Edition. Evanier também discute o motivo que Kirby deu de que ele estava "muito ocupado" para desenhar o Homem-Aranha, como Kirby estava "Ainda ocupado." Nenhuma das explicações de Lee e Kirby esclarece por que elementos da história, como o Anel Mágico, foram removidos; Evanier afirma que a explicação mais plausível para a mudança repentina foi que Goodman, ou um de seus assistentes, decidiu que o Homem-Aranha, conforme concebido e imaginado por Kirby, era muito semelhante a Fly. [2,3]
O autor e estudioso de Ditko, Blake Bell, escreve que foi Ditko quem viu as semelhanças com Fly. Ditko lembrou que "Stan ligou para Jack às pressas", acrescentando que "alguns dias depois, Stan me disse que escreveria a arte interna de sua história". Foi então que a natureza dos quadrinhos mudou. “O Anel Mágico, o Homem-Aranha adulto e todas as idéias lendárias que a história do Homem-Aranha pode conter” vieram à tona. Lee deu a Ditko a premissa de um adolescente mordido por uma aranha e ganhando poderes, uma premissa que Ditko se expandiria a ponto de se tornar o que Bell descreve como "o primeiro artista contratado de sua geração a criar e controlar o mundo". de sua série. "Sobre a questão da criação inicial, Ditko diz:" Ainda não sei quem foi a ideia do Homem-Aranha. "[24] Kirby apontou em uma entrevista de 1971 que era" Ditko que "entrelaçou o Homem-Aranha. Homem, e funcionou por causa do que ele fez". [25] Lee, assumindo o crédito pela ideia original, reconheceu o papel de Ditko e declarou: "Se Steve vai ser chamado de co-criador, acho que ele merece." [26] Ele acrescentou que o figurino de Ditko foi a chave para o sucesso do personagem; Como o traje cobre completamente o corpo do Homem-Aranha, pessoas de todas as etnias podem se visualizar dentro do traje e, assim, se identificar mais facilmente com o personagem. O escritor Al Nickerson acredita que "Stan Lee e Steve Ditko criaram o Homem-Aranha que conhecemos hoje [mas que] no final das contas o Homem-Aranha surgiu e prosperou, graças aos esforços de não apenas um ou dois, mas de muitos autores de quadrinhos. [27]