Zangief
Zangief (japonês: ザ ン ギ エ フ, Hepburn: Zangiefu), baseado no russo Зангиев, muitas vezes referido como Crimson Cyclone (japonês: 赤 サ イ ク ロ ロ, Hepburn: Akaki Saikuron), é um personagem fictício do Street Capcom's série Fighter. Considerado o primeiro personagem em um jogo de luta controlável cujo movimento foca o grappling, ele fez sua primeira aparição em Street Fighter II: The World Warrior em 1991. Na série, ele é um lutador profissional que luta para provar a superioridade da Rússia sobre os lutadores de outras nações.
Concepção e Criação
Projetado por Akira Yasuda, Zangief foi originalmente projetado para Street Fighter II como um personagem chamado "Gobalsky Vodka", projetado para ser um personagem muito forte, mas extremamente lento de jogar. Os desenhos iniciais dos personagens se assemelhavam muito à aparência final do personagem, mas com a adição de uma camiseta preta e uma tatuagem de âncora em seus braços. Em uma entrevista para o Game On! Noritaka Funamizu, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Capcom, disse que entre os personagens da série, Zangief é um dos personagens mais populares do público americano, ao lado de Ryu e Guile.
Zangief aparece como um homem alto e musculoso, vestido com meias e botas vermelhas de luta livre, um cinto de ouro cravejado e pulseiras vermelhas / douradas. Seu cabelo castanho é cortado em um estilo moicano curto, e ele tem barba / bigode e muitos pelos no peito. Seus braços e pernas estão cobertos de cicatrizes. Sua aparência é semelhante à do lutador profissional Ivan Koloff.
Retrato
Vários atores dublaram o personagem em suas aparições em videogames: Wataru Takagi nas séries Street Fighter Alpha e Street Fighter EX, Tesshō Genda em Capcom vs SNK e Capcom Fighting Evolution, e Kenta Miyake em japonês e Peter Beckman em inglês para Street Fighter IV. No anime, Tetsuo Kanao dublado em japonês e William Johnson em inglês. No filme de ação ao vivo Street Fighter, o personagem foi interpretado por Andrew Bryniarski, que foi interpretado por Ryūzaburō Ōtomona na dublagem da TV japonesa e por Katsuhisa Hōki na dublagem de vídeo e DVD. No filme Wreck-It Ralph, ele foi interpretado pelo diretor Rich Moore. Zangief também aparece como um personagem jogável em Super Gem Fighter Mini Mix.
Aparências em outras mídias
Zangief apareceu no mangá Street Fighter de Masaomi Kanzaki, lançado no início dos anos 1990. Ao retratá-lo nos quadrinhos, ele foi retratado da mesma forma que seu próprio videogame. Uma de suas principais motivações foi derrotar Guile, que como americano representava o país rival da pátria de Zangief, mas que fracassou em suas batalhas. Em adaptações mais recentes, Zangief interage mais com Ryu, como um inimigo ou aliado, e suas citações de vitória de Street Fighter IV implicam que foi Ryu quem o eliminou do segundo torneio.
Zangief aparece em Sakura Ganbaru de Masahiko Nakahira! manga, no qual ele é mostrado lutando exatamente no mesmo estágio que Street Fighter Alpha 2. ele primeiro derrota Blanka, então ele enfrenta Sakura e Cammy, que ele derrota facilmente. Ele foi então derrotado pela dupla e sua personalidade amigável e atenciosa rapidamente veio à tona.
Ele aparece como um personagem jogável na luta cruzada Street Fighter X Tekken com seu parceiro oficial, Rufus.
Zangief aparece como um espírito no jogo de luta cruzado Nintendo Super Smash Bros. Ultimate. Depois que o jogador derrota Pokémon Incineroar e resgata o espírito de Zangief, eles têm acesso a um dojo onde ele pode ensinar outros espíritos no estilo "Takedown".