Sam e Max
Sam & Max é uma franquia de mídia que se concentra em personagens fictícios das manchetes - a Polícia Independente. Os personagens que habitam um universo parodiando a cultura popular americana foram criados por Steve Purcell quando jovem e, posteriormente, estreou em uma história em quadrinhos de 1987. Desde então, os personagens são os heróis de um videogame de aventura gráfica desenvolvido pela LucasArts. , uma série de televisão produzida para a Fox em colaboração com a Nelvana Limited e uma série de jogos de aventura em episódios desenvolvida pela Telltale Games. Além disso, vários quadrinhos machinima e da web foram produzidos para a série.
Os personagens são dois detetives vigilantes particulares antropomórficos que vivem em um prédio comercial dilapidado na cidade de Nova York. Sam é um cachorro de 1,80 metro de terno e chapéu de feltro, e Max é um pequeno e agressivo "coelho hipercinético". Ambos adoram resolver problemas e assuntos da maneira mais maníaca, geralmente com total desrespeito à lei. Controlando um aventureiro aparentemente invulnerável dos anos 1960 em preto e branco, a dupla viaja para muitos locais históricos e modernos para combater o crime, incluindo a Lua, o Egito Antigo, a Casa Branca e as Filipinas, bem como vários locais fictícios.
A série provou ser muito bem-sucedida, apesar da cobertura relativamente limitada da mídia, e acumulou uma base de fãs considerável. No entanto, a franquia não ganhou mais reconhecimento até o lançamento de 1993 do romance Sam & Max Hit the Road da LucasArts, que despertou o interesse nos quadrinhos originais de Purcell. Sam & Max Hit the Road é considerado um jogo de aventura excepcional e um clássico cult dos jogos de PC dos anos 1990. Os videogames e as séries de televisão subsequentes também se deram bem com críticos e fãs; Os críticos consideram os videogames episódicos a primeira aplicação bem-sucedida do modelo de distribuição episódica.
Visão geral
Criação
A ideia para Sam & Max veio do irmão mais novo de Steve Purcell, Dave, que em sua juventude surgiu com o conceito de uma história em quadrinhos sobre uma equipe de detetives composta por um cachorro e um coelho. Dave geralmente deixava os quadrinhos em casa, então Steve, no caso de rivalidade entre irmãos, muitas vezes terminava com histórias incompletas com paródias de sua forma original, forçando deliberadamente os personagens a misturarem os nomes uns dos outros explicando demais. coisas, eles vão atirar uns nos outros. para zombar de como eles são desenhados, como "uma espécie de paródia da maneira como uma criança fala quando escreve quadrinhos". Com o tempo, isso evoluiu de Steve simplesmente zombar do trabalho de seu irmão para criar suas próprias histórias de personagens completas. Finalmente, no final dos anos 1970, Dave Purcell deu a Steve os direitos dos personagens, assinando-os no aniversário de Steve e permitindo que ele desenvolvesse os personagens à sua própria maneira. Em 1980, Purcell começou a produzir Sam &. Embora os visuais dos personagens ainda não estivessem totalmente desenvolvidos, as histórias eram semelhantes em estilo àquelas que se seguiram quando Purcell teve a oportunidade de publicar adequadamente seu trabalho em 1987 pelo autor do Fish Police, Stephen Moncuse.
Muitos aspectos dos quadrinhos de Sam & Max foram influenciados pela própria experiência de Purcell. Ratos e baratas são comuns em toda a franquia e foram os primeiros a se inspirar no rato de estimação de Purcell. Em outro exemplo, Sam e Max às vezes são mostrados jogando um jogo chamado fizzball, cujo objetivo é derrubar uma lata de cerveja do nada com o cabo de um machado duro. Purcell já havia inventado o jogo com seus amigos, incluindo os autores de quadrinhos Art Adams e Mike Mignola. [3]