Sagat (Street Fighter)
Sagat (japonês: サ ガ ッ ト, Hepburn: Sagatto, tailandês: สกัด, Sakat) é um personagem fictício do jogo de luta Street Fighter da Capcom na série. Originalmente um chefe não jogável no primeiro jogo, ele se tornou um personagem jogável nos jogos posteriores. Sagat é descrito como um renomado especialista em Muay Thai conhecido por sua incrível força e tamanho. Seu movimento característico é "Tiger Knee". Ele é freqüentemente chamado de "Imperador do Muay Thai" em seu país. É possível que tenha o nome de Sagat Petchyindee.
Aparências
Em videogames
Sagat aparece pela primeira vez no Street Fighter original. Depois que o jogador derrota os primeiros oito oponentes, seu personagem Ryu (ou Ken do lado do Jogador 2) é levado à Tailândia para enfrentar os dois oponentes finais: Adon, o aprendiz de Sagat, e o próprio Sagat. Depois de ser derrotado, ele diz ao jogador que ele é o "lutador de rua mais forte do mundo".
Sua próxima aparição foi em Street Fighter II: The World Warrior, onde ele aparece como um dos quatro Grandes Mestres, sendo o terceiro chefe controlado por CPU para um jogador antes de Mr. Bison. Ele aparece neste jogo com várias cicatrizes, incluindo uma grande diagonal em seu peito que recebeu de Ryu após derrotá-lo no primeiro jogo. Esta cicatriz lembra Sagat do rancor que ele tem por Ryu depois de vencê-lo no primeiro torneio. Como os outros chefes, ele se tornou um personagem jogável em revisões posteriores do jogo, começando com Street Fighter II ': Champion Edition.
Sagat aparece na série anterior do Street Fighter Alpha. Além de aprofundar sua rivalidade com Ryu, ele também apresenta uma rivalidade com seu ex-aprendiz Adon, bem como Dan Hibiki, um personagem cujo pai, Go, foi morto por Sagat em uma luta anos antes. Também foi revelado que Sagat perdeu o olho direito enquanto lutava com o pai de Dan. A série Alpha também mostra que ele se tornou parte da organização criminosa de Mr. Bison, Shadaloo, mas vai para Street Fighter Alpha 3 depois de descobrir que Bison queria arriscar. Psycho Power contra Ryu, permitindo-lhe perceber a ganância de sua vingança contra Ryu. Sagat é um personagem desbloqueável em Street Fighter EX3, onde sua história não aprecia o desaparecimento de Ryu.
Sagat retorna em Street Fighter IV mais uma vez como um personagem jogável com animosidade em sua rivalidade com Ryu que não está mais presente e até se refere a ele no final dele como um "amigo". Em Street Fighter V, Sagat aparece como parte da terceira temporada de DLC. Durante sua história, ele é brevemente tentado por Satsui no Hadō, mas o derrota, chegando a entender as lutas de Ryu no processo.
Sagat também aparece em jogos crossover como Capcom vs SNK 2 e Street Fighter X Tekken, nos quais ele é associado a Dhalsim e outros títulos, incluindo o jogo de quebra-cabeça móvel Street Fighter: Puzzle Spirits, onde ele é um personagem .super distorcido.
Design de personagem
Sagat é muito alto, com 224 cm (7 pés 4 pol.), Duas cabeças mais alto que Ryu em Street Fighter, uma característica que ele usa a seu favor em seus ataques à distância. Ele tem uma construção robusta e musculada de 130 kg (280 lb). Suas mãos são grandes o suficiente para envolver as cabeças de vários de seus oponentes. Ele é descrito como careca.
Na série Street Fighter II, o sprite de jogo de Sagat não exibe a construção muito musculosa da série Street Fighter Alpha, embora mesmo então ainda fosse apresentado em seu último Super Street Fighter II Turbo e outras ilustrações da Capcom. Mais tarde, os gráficos do jogo foram desenvolvidos para combinar com os dos quadrinhos. Sagat usa um tapa-olho sobre o olho direito severamente danificado, embora a falta de percepção de profundidade e a perda da visão periférica não afetem seriamente sua habilidade como um lutador poderoso. Sagat perdeu o olho durante uma briga com Dan Hibikio, o pai de Go, na qual Sagat o matou. A enorme cicatriz em seu peito é um lembrete constante da vitória de Ryu. Sagat não tenta esconder a desfiguração e, de fato, tira sua força da memória odiosa que invoca; em Capcom vs SNK 2, a cicatriz de Sagat brilha enquanto ele carrega energia em seu medidor super S-Groove.
Sagat usa shorts tradicionais de Muay Thai (que tem a palavra "Tigre" estampada na cintura) e bandagens clássicas. Os baús têm cores que variam de roxo com acabamento em branco no Street Fighter original, azul com acabamento em vermelho no Street Fighter II e azul com acabamento em amarelo no Street Fighter Alpha. Ele usa fita adesiva nas mãos e nos pés para proteger os nós dos dedos e as canelas.