Blanka
Blanka (japonês: ブ ラ ン カ, Hepburn: Buranka) é um personagem fictício da série de jogos de luta Street Fighter da Capcom. Ela apareceu pela primeira vez no videogame Street Fighter II de 1991 como um dos oito personagens jogáveis, e então apareceu em spinoffs e jogos. Blanka também aparece em vários jogos crossover da Capcom, incluindo SNK Vs. Capcom Series. O personagem apareceu em outras adaptações de mídia da franquia, incluindo um filme de animação, um filme de ação ao vivo, uma série de televisão animada, uma história em quadrinhos e uma série de mangá.
Blanka foi originalmente concebido como um personagem humano por Akira "Akiman" Yasuda, e passou por várias reformulações durante a produção de Street Fighter II antes de chegar à descrição final dele como um selvagem feroz com pele verde e longos cabelos laranja. A história de Blanka é que ele já foi humano, mas depois de um acidente de avião no Brasil ele sofreu uma mutação (resultando em sua cor verde e capacidade de gerar eletricidade). Blanka é geralmente bem recebido pela crítica e pelos fãs, o que o torna um dos personagens mais populares da franquia.
Concepção e design
Criação
Concebido por "Pigmon-san" e Akira "Akiman" Yasuda, o conceito por trás de Blanka veio de um projeto inicial como um africano chamado Anabebe que foi criado por um leão. Após o lançamento de Final Fight, a Capcom abordou Street Fighter II novamente e considerou vários modelos para o personagem de Blanka (incluindo um lutador mascarado inspirado na máscara de tigre e um guerreiro ninja). Seu desenho mais tarde mudou para um homem alto com cabelos grossos e costeletas chamado "Hammer Blanka". Em seguida, a equipe adotou a aparência feroz de Blanka, pois achava que o jogo seria "enfadonho". Depois que Yasuda fez “rascunhos” de um “pro Westler, um lutador de sumô e uma fera”, ele pediu que sua equipe decidisse qual estilista terminaria cada conceito. . Eles optaram por pedra, papel, tesoura; a "besta" era a última opção e foi atribuída a "Pigmon-san". No início, Blanka tinha a pele rosada, que Yasuda descreveu como "nojenta", então ele decidiu mudá-la para verde.
Características
A característica física mais importante de Blanka é sua cor verde, inicialmente atribuída ao consumo de clorofila pelas plantas para se misturar com o ambiente da selva. No entanto, quando Street Fighter foi trazido para os Estados Unidos, a cor de Blanka foi atribuída ao fato de ele ter sido atingido por um raio durante a tempestade elétrica em que seu avião caiu. Em Street Fighter II, a pele de Blanka é verde amarelada, mas as versões posteriores do personagem são verdes brilhantes.
Blanka luta de forma autodidata e animalesca. Em muitos de seus movimentos especiais, ele rola como uma bola e se joga em um oponente. No ataque característico de Blanka, ele se agacha e emite uma corrente elétrica que afeta tudo o que toca. Embora Blanka rosne em combate, ele geralmente fala em palavras nas cenas, com exceção de Street Fighter Alpha 3.
Outras mídias
Blanka aparece brevemente em Street Fighter II: The Animated Movie, quando é descarregado de uma gaiola e derrota Zangief. O filme de ação ao vivo Street Fighter combinou Blanka e Charlie em um personagem. Charlie é capturado por Bison, que força Dhalsim a se submeter a testes genéticos para criar o soldado perfeito. Blanka foi interpretado por Robert Mammone, enquanto Kim Repia estrelou a adaptação de seu videogame para console doméstico. A série americana de desenhos animados manteve a história original do filme para o personagem, enquanto ele e Guile buscavam a cura para sua mutação. Na adaptação cômica de Street Fighter da UDON, Shadow Law usa Blanka como uma arma viva até que Delta Red (a equipe de Cammy) o resgata. Voltando a si, ele encontra sua mãe. Blanka é um oponente que Ryu, Guile e Chun-Li enfrentam na história do mangá Street Fighter e faz uma pequena aparição no filme da Disney Wreck-It Ralph.