Prince of Persia videogame - Mundo dos personagens

Prince of Persia videogame

 Príncipe da Pérsia


Prince of Persia é uma franquia de videogame criada por Jordan Mechner. É baseado em uma série de jogos de ação e aventura centrados em várias encarnações do nome homônimo do Irã antigo e medieval. Os jogos foram desenvolvidos e publicados por várias empresas diferentes. Os dois primeiros jogos da série, Prince of Persia e Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame, foram lançados pela Broderbund. Prince of Persia 3D, o primeiro a usar computação gráfica 3D, foi desenvolvido pela Red Orb Entertainment e publicado pela The Learning Company no PC, e desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Mattel Interactive no Sega Dreamcast. Ubisoft começou a desenvolver e lançar a série em 2003 com Prince of Persia: The Sands of Time.


A série foi reiniciada duas vezes desde sua aquisição pela Ubisoft e foi transformada em um filme, Prince of Persia: The Sands of Time, escrito em parte por Mechner e lançado pela Walt Disney Pictures em 2010. A franquia também inclui Prince of Persia. : The Graphic Roman e a linha Lego Prince of Persia. A série de videogames The Assassin's Creed é o sucessor espiritual de Prince of Persia.


Trilogia original


O primeiro jogo da série, simplesmente intitulado Prince of Persia, foi criado por Jordan Mechner após o sucesso de Karateka. Baseando-se em várias fontes gerais de inspiração, incluindo as histórias de Arabian Nights, e filmes como Raiders of the Lost Ark e The Adventures of Robin Hood, animação do personagem do protagonista. Ele foi criado usando uma técnica chamada rotoscopia, com Mechner usando seu irmão como modelo para o príncipe titular. O Prince of Persia original, com suas mais de 20 plataformas de portas, é um dos jogos mais populares da história dos videogames. Apesar do sucesso do jogo, Mechner se matriculou no departamento de cinema da Universidade de Nova York e produziu um curta premiado durante seu tempo lá, antes de redesenhar e dirigir uma sequência do jogo original. A sequência, Prince of Persia 2: Shadow and the Flame, foi desenvolvida internamente em Broderbund sob a supervisão de Mechner. O jogo, como seu antecessor, recebeu elogios da crítica e vendas enormes. A Broderbund foi posteriormente adquirida pela The Learning Company, que mais tarde foi adquirida pela empresa de jogos americana Mattel Interactive. Em 1999, um novo título Prince of Persia, Prince of Persia 3D, foi desenvolvido e lançado sob o nome de Broderbund's Red. Orbe do selo.  Lançado apenas para PC, e criticado por muitos usuários por ser problemático, foi uma decepção crítica e comercial. A divisão de jogos da Broderbund / Learning Company, cujos ativos incluíam a franquia Prince of Persia, foi posteriormente vendida para a Ubisoft.


A série Sands of Time


Mechner, que possuía a propriedade intelectual do Prince of Persia, foi contratado para trabalhar com a Ubisoft em uma reinicialização da franquia, intitulada Prince of Persia: The Sands of Time, embora originalmente tenha sido cauteloso após o fracasso do Prince of Persia 3D. . A equipe com a qual trabalharam também estava trabalhando em Splinter Cell de Tom Clancy - seu objetivo com o novo Prince of Persia era dar uma nova vida ao gênero de ação e aventura.  The Sands of Time foi um sucesso. Mechner não estava envolvido na produção do próximo jogo, Warrior Within, e disse que achou a atmosfera sombria e o alto nível de violência desagradáveis. As mudanças também receberam reações mistas dos críticos, mas as vendas foram fortes e um terceiro jogo, intitulado The Two Thrones, entrou em produção. Para The Two Thrones, os desenvolvedores e artistas tentaram encontrar um equilíbrio entre os tons leves dos quadrinhos de The Sands of Time e os meios mais ousados ​​de Warrior Within. Em novembro de 2008, a Ubisoft revelou que estava trabalhando em uma nova entrada na franquia, que acabou sendo The Forgotten Sands, que fechou parte da lacuna narrativa entre The Sands of Time e Inner Warrior. O jogo foi lançado em maio de 2010, programado para coincidir com a adaptação cinematográfica do primeiro jogo da sub-série The Sands of Time, também intitulada The Sands of Time.

Add your comment