Chun li
Chun-Li (春麗, também チ ュ ン · リ ー, Chun RI, chinês simplificado: 春丽; Chinês tradicional: 春麗; Pinyin: Chun-Li) é um personagem da série de videogames Street Fighter da Capcom. A primeira lutadora jogável em uma franquia de jogos de luta a ganhar amplo reconhecimento, ela fez sua primeira aparição em Street Fighter II: The World Warrior em 1991. Na série, ela é uma especialista em artes marciais interpoloficial que não busca vingança. Morte de seu pai nas mãos do malvado Sr. Bison, líder do sindicato criminoso Shadow Law.
O personagem foi inspirado principalmente por um personagem semelhante em Tong Pooh, um vilão de Strider, um jogo anterior da Capcom.
Desde o seu início, Chun-Li se tornou um esteio da franquia e uma de suas figuras mais populares. Ela apareceu em quase todos os episódios subsequentes da série e em vários jogos derivados da Capcom. Ela também é destaque na mídia relacionada ao Street Fighter, incluindo dois filmes, várias produções de anime e quadrinhos e outros produtos oficiais da série. Ela ganhou muitos fãs positivos e uma recepção crítica por fatores como sua história de fundo, capacidade atlética e habilidade de jogar durante a partida. Ela é considerada uma das pioneiras das personagens femininas no título de luta e nos videogames em geral.
Disfarces
Na sub-série Street Fighter II e na maioria das aparições subsequentes, Chun-Li usa um qipao geralmente azul, um vestido chinês do início do século 20 com detalhes dourados, mangas bufantes e um cinto branco. O vestido é modificado para permitir uma amplitude de movimento muito maior do que um qipao genérico. Em Street Fighter II: The World Warrior, Chun-Li foi originalmente retratado usando um qipao vermelho em vez de azul. Também pode ser vermelho ou branco em alguns jogos desde Street Fighter II: Champion Edition e Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting, respectivamente. O outro conjunto inclui um par de botas de combate brancas e meia-calça marrom. Ela normalmente usa o cabelo em "chifres de boi", com brocados de seda e fitas de cabelo. Outra parte icônica de seu design são as pulseiras grandes e pontudas que ela usa nos pulsos.
Nos jogos Street Fighter Alpha (que acontecem antes de Street Fighter II), Chun-Li usa uma roupa acrobática chinesa que consiste em um colete bordado, macacão e tênis; ela usa chifres de boi sem enfeites, mas amarrados com fitas amarelas. Em Street Fighter IV, a roupa alternativa de Chun-Li consiste em um tabardo preto com detalhes em ouro na parte inferior, enquanto seus chifres de boi não têm adornos, assim como em sua aparência Alpha, mas desta vez ela está segura. Por cordas vermelhas com bolas douradas no inferior. . Adendo. Este conjunto é complementado com sapatos vermelhos, brincos de ouro e pulseiras pretas e douradas. Seu guarda-roupa alternativo em Super Street Fighter IV inclui um traje inspirado em Mai Shiranui e em Street Fighter V ela tem Halloween DLC (DLC), que aparece como Morrigan Aensland. Ele tem de longe o maior número de roupas para qualquer personagem de Street Fighter V (um total de 17 em 2018), alguns dos quais têm estilos de cabelo diferentes.
Como jogar
O estilo de jogo de Chun-Li muda visivelmente de jogo para jogo, com, por exemplo, o Champion Edition restabelecendo seus ataques de reversão que foram removidos da versão original de Street Fighter II. Street Fighter III: 3rd Strike marcou um grande afastamento das encarnações anteriores, pois apresentava uma série de movimentos renovados. Os jogos subsequentes buscaram um equilíbrio entre os estilos Street Fighter II e 3rd Strike.
Chun-Li começou como uma lutadora fraca e rápida de perto em comparação com os personagens masculinos mais altos em Street Fighter II com o melhor poder aéreo do jogo, mas ela conquistou uma série de movimentos diferentes ao longo dos jogos, como um projétil. ataque ou movimento defensivo antiaéreo, levando a um tipo mais equilibrado com ênfase em empurrar e controlar o jogo neutro por meio de um rico conjunto de movimentos não especiais de alcance relativamente longo. Ela foi considerada uma das personagens mais poderosas do jogo, junto com Ken e Yun.
Street Fighter Alpha 2 e Alpha 3 apresentam a roupa original de Chun-Li em Street Fighter II como uma versão alternativa do personagem com habilidades especiais alternativas e combos legais. CVG a classificou como "a personagem mais aprimorada em Alpha 2 e, possivelmente, a personagem # 1 em todo o jogo".
Ela estava consideravelmente enfraquecida em Street Fighter EX, mas ainda era uma das personagens mais rápidas. A equipe de desenvolvimento do Street Fighter EX tentou retornar Chun-Li às suas raízes como um personagem voltado para a agilidade, entre outras coisas, restaurando seu Spinning Bird Kick e removendo o ataque de bola de fogo que ele havia adquirido em Street. Fighter II Turbo porque eles sentiram que o ataque do projétil mudou drasticamente seu estilo de luta originalmente ágil.
Suas aparições em Marvel vs Capcom são uma reminiscência de sua jogabilidade inicial, apresentando-a como uma das personagens mais rápidas em jogos, aproveitando a jogabilidade mais rápida dos jogos, bem como a mecânica de jogo, como vários saltos e rajadas de ar ; seu amplificador X-Factor no Marvel vs Capcom 3 oferece um aumento de velocidade. Os movimentos normais de Chun-Li são equilibrados entre socos e chutes, mas a maioria de seus movimentos especiais são chutes. Seus movimentos especiais mais reconhecíveis continuam sendo o Hyakuretsu Kyaku, uma série de chutes rápidos de uma perna (comumente conhecidos como Lightning Legs / Kicks em inglês) e Spinning Bird Kick, onde ela dá uma estocada frontal. . Chun-Li também pode usar Kiko-Ken, um projétil de energia de alcance semelhante ao Hadouken de Ryu, e uma explosão de energia estática concentrada conhecida como Kiko-Sho.