George J. Jetson [14] é um personagem fictício da série animada de televisão The Jetsons. Ele é o pai da família Jetson. Ele é o marido de Jane Jetson e pai de sua filha adolescente Judy e do filho Elroy.
George vive com sua família e seu cachorro Astro nos apartamentos Skypad [15] em Orbit City, eventualmente preso por fantásticas representações científicas da vida americana no futuro, como servos robôs, carros em forma de disco. . calçadas. Todos os prédios de apartamentos são montados em postes gigantes, semelhantes ao Seattle Space Needle; o chão quase nunca é visto. Em Jetsons: The Movie, é revelado que eles vivem no céu devido ao excesso de poluição.
Quando George era criança, ele teve que voar por dez milhas de tempestades de asteróides para chegar à Orbit High School, onde ele era o lançador de sua equipe Spaceball. George agora trabalha na Spacely's Space Sprockets, uma fabricante de "engrenagens" e outros equipamentos de alta tecnologia. Seu cargo é "Operador de índice digital". [16] Seu chefe é Cosmo G. Spacely, conhecido por seu tamanho pequeno e bom humor; Spacely geralmente trata seus funcionários (especialmente George) de uma forma bastante tirânica. O trabalho de George requer que ele pressione repetidamente um único botão (ou às vezes uma série de botões) em um computador (chamado RUDI {abreviação de: Referential Universal Digital Indexer} na série de episódios Jetsons 1980). George reclama de sua carga de trabalho pesada: apertar um botão até cinco vezes [17] por três horas, [18] três dias por semana. Muitas vezes, o Sr. Spacely despede George em um acesso de raiva, apenas para recontratá-lo no final do mesmo episódio.
Fisicamente, George é um homem magro, de estatura média, cabelo ruivo curto e nariz grande de desenho animado. Sua personalidade é a de um pai amoroso e atencioso, mas muitas vezes fica confuso e estressado por problemas em sua vida profissional e familiar. Como a maioria das produções de Hanna-Barbera dos anos 1950 e início dos anos 1960, George Jetson foi inspirado por uma celebridade contemporânea; no caso de George, foi o ator George O'Hanlon, que também deu voz (e deu seu nome) ao personagem. O'Hanlon era bem conhecido por seus papéis como um homem comum (seu papel mais conhecido fora dos Jetsons foi a série de filmes Joe McDoakes) e uma vez disse sobre seu personagem: "George Jetson é um homem comum. Problemas com seu personagem, chefe , tem problemas com seus filhos, etc. A única diferença é que ele vive no próximo século.
Editando o slogan
A frase de efeito mais famosa de George é "Jane! Pare com essa loucura!" visto nos créditos finais dos episódios de Jetsons na década de 1960, mas também se sabe que ele costumava dizer a frase "Hooba-dooba-dooba!" ou "Hooba-Dooba" (na maioria dos episódios) para expressar surpresa ou espanto (talvez inspirado na expressão de Fred Flintstone "Yabba-dabba-doo!").
Retratista
Morey Amsterdam foi originalmente contratado para dublar o personagem, mas foi demitido devido a disputas de patrocinadores entre seus muitos outros projetos, incluindo The Dick Van Dyke Show. [21] Amsterdã processou Hanna-Barbera por quebra de contrato, mas perdeu. [22]
George O'Hanlon, contratado após o teste, mas sem ganhar o papel de Fred Flintstone dois anos antes, tornou-se o dublador de George Jetson, um papel que ele manteria pelo resto de sua vida ao longo dos anos, anos. . O'Hanlon dublou George Jetson pela última vez em Jetsons: The Movie, que foi lançado postumamente.
A voz atual de George Jetson é Jeff Bergman, que dublou George (e também Mr. Spacely) em partes do filme após a morte de O'Hanlon, e também dublou George em The Funtastic World of Hanna-Barbera, bem como para a participação especial em episódio. "Shaggy Busted" de Harvey Birdman, Advogado e os dois desenhos animados dos Spümcø Jetsons: Pai e Filho Dia e O Melhor Filho.
No episódio do advogado Harvey Birdman "Back to the Present", George foi interpretado por Wally Wingert. No episódio, os Jetsons voltam no tempo para processar o planeta por causar o aquecimento global.