DJ
Dee Jay (japonês: デ ィ ー ジ ェ イ, Hepburn: Dī Jei) é um personagem fictício da série Street Fighter. Ele fez sua primeira aparição em 1993 em Super Street Fighter II como um dos quatro novos personagens apresentados ao jogo. Na série, ele é um kickboxer e karateca jamaicano, bem como um artista e dançarino de break. Ele foi o único personagem na época desenhado por um americano. Dee Jay foi baseado no verdadeiro kickboxer Billy Blanks e recebeu críticas mistas.
Aparências
Dee Jay fez sua estréia em Super Street Fighter II (1993) como um dos quatro novos personagens apresentados ao jogo, além da lista original de doze personagens de jogos anteriores de Street Fighter II. Ele entra no torneio World Warrior em busca de inspiração para desenvolver um novo som musical. Dee Jay reaparece como personagem jogável nas versões para console de Street Fighter Alpha 3 (1998) e na versão para console de Street Fighter: The Movie. O jogo se passa antes do torneio World Warrior e retrata Dee Jay antes de iniciar sua carreira musical profissional. Embora ele não tenha sido incluído no Street Fighter IV, o desenvolvimento do personagem para sua sequência, Super Street Fighter IV, começou durante o desenvolvimento do jogo anterior. Entre os arquivos de áudio do jogo estavam arquivos de áudio do locutor do Street Fighter IV anunciando Dee Jay. Ele foi revelado junto com T. Hawk, que também é do Super Street Fighter II, e Juri, personagem criado para Street Fighter IV. Em Super Street Fighter II, Dee Jay tem um empresário chamado Rick, enquanto em Street Fighter Alpha 3, ele tem um agente chamado Bob.
Um dos trailers do Street Fighter X Tekken mostrou partes de Dee Jay que se pareciam com ele. No entanto, ele não fez a lista final. Em vez disso, sua aparência serviu como uma troca de roupa para Hwoarang.
Em outras mídias
Dee Jay desempenha um papel menor em Street Fighter II: The Animated Movie. Aqui, ele bate em punks causando problemas em uma boate antes de Guile e Chun-Li avisarem que ele está sendo vigiado pela Lei das Sombras, o que ele não acredita até que Chun-Li destrua um de seus ciborgues na frente dele. . Ele foi dublado por Ginzo Matsuo em japonês e Beau Billingslea (creditado como John Hammond) em inglês.
Na versão cinematográfica de Street Fighter de 1994, Dee Jay foi retratado por Miguel A. Núñez, Jr. como um dos principais antagonistas. Ele é descrito como um ávido hacker e engenheiro que trabalha para o General M. Bison. Não no clímax do filme, Dee Jay sai da base do Bisonte com um cofrinho do Bisonte em vez de ficardo para lutar, apenas para encontrar o cheio dos inúteis "Dólares do Bisonte" que o Bisonte pretendia emitir como moeda, uma vez 'supôs o mundo . Ele também é visto dizendo a Zangief que Bison é o verdadeiro inimigo e que ele tem usado os dois desde sua ascensão ao poder do crime (embora ele pagou bem a Dee Jay sem pagar nada a Zangief). Esta versão de Dee Jay aparece na versão para console de Street Fighter: The Movie, e serve como o segundo de quatro Grandes Mestres no modo Street Battle (junto com Zangief, Sagat e Bison).
A linha de quadrinhos Street Fighter da UDON coloca Dee Jay em um papel menor como Agente Shadaloo com lavagem cerebral que invade o quartel-general Delta Red do MI5 (junto com outros agentes de bonecas) e liberta um agente de bonecas. capturado do guarda. Ele é capturado durante o ataque e seu espírito é restaurado com a ajuda de Delta Red.