Son Goku
Son Goku (孫悟空 Son Gokū?, Mais conhecido apenas como Goku), cujo nome verdadeiro é Kakarotto (カ カ ロ ッ ト Kakarotto?) Ele é o protagonista da franquia Dragon Ball, criada por Akira Toriyama. Sua primeira aparição foi no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, intitulado Bulma and Son Goku (japonês: ブ ル マ と 孫悟空 Buruma para Son Gokū?), Publicado na revista Weekly Shōnen Jump em 3 de dezembro de 1984. Goku é inspirado por personagem de mesmo nome ,, 悟空 (Sun Wukong em mandarim e Son Goku em japonês), personagem principal do romance chinês Jornada a Oeste. No entanto, Toriyama mudou algumas de suas características para torná-lo mais original. Goku se apresenta como um garoto estranho, com cauda de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele é descendente de uma raça fictícia chamada Saiyans, uma das raças mais poderosas do universo.
Como protagonista da franquia, Son Goku aparece em todos os mangás, animes, filmes, OVAs e videogames da série. Além de ser alvo de paródias (como em Neko Majin Z, one-shots criados pelo próprio Toriyama), Goku fez várias aparições em eventos de televisão e em outras séries de mangá, como Dr. Slump (também criada por Toriyama). Grâce à la grande popularité de Dragon Ball et Dragon Ball Z et aux critiques extrêmement positives de lui, Goku est devenu non seulement une icône de la culture populaire japonaise et mondiale, mais aussi l'un des plus grands personnages d'anime et de manga de todos os tempos.
Criação e design
Goku foi baseado em Tanton, o protagonista da série Dragon Boy e um dos primeiros personagens de Toriyama (nesta história, a principal característica física de Tanton era um par de asas). Quando Akira decidiu criar Dragon Ball, ele se inspirou no romance Journey to the West de Wu Cheng'en. O nome que Toriyama adotou para o personagem é a grafia japonesa do nome chinês Sun Wukong, que é o personagem central da história. Para ser criativo com o personagem, Toriyama disse que projetou Goku para ser um menino humano com uma cauda de macaco, ao invés de um macaco desenvolvido como Sun Wukong. Ele decidiu fazer isso porque a cauda seria visível mesmo quando Goku tentasse escondê-la. Embora Goku fosse tratado como uma pessoa de outro planeta, Toriyama inicialmente teve a ideia de transformá-lo em um terráqueo, mas com a introdução de novos lutadores de outros planetas, mais tarde foi estabelecido que Goku seria um Saiyan.
Para avançar a história mais rápido, Toriyama deu a Goku a habilidade de se teletransportar para qualquer planeta em segundos.
Toriyama explicou que o keikogi de Goku é baseado nas vestes usadas pelos monges Shaolin chineses, e ele queria que Dragon Ball tivesse um "toque" chinês. Durante a evolução inicial do mangá, vários leitores comentaram que Goku era bastante direto, então o autor mudou sua aparência e adicionou vários personagens, como Mestre Kame e Kuririn, além de criar torneios de artes marciais para deixar o mangá mais baseado nele combate. . Depois de presumir que Goku definitivamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder nas duas primeiras e só venceu a terceira em que participou.
Com o fim de Saga Cell, no volume 35, e antes de Saga Boo, Gohan foi projetado para substituir seu pai como protagonista principal, mas Toriyama abandonou a ideia por acreditar que Gohan não era adequado para isso.