Criação do personagem
Ao criar Naruto, Kishimoto incorporou nele uma série de características que ele acreditava ter criado um herói ideal: com uma forma simples de pensar, um lado lúdico e um espírito alegre ao mesmo tempo, ele fez questão de manter Naruto. "simples". e estúpido ", mas então decidiu adicionar um passado em torno de um" pano de fundo escuro "para o personagem. Apesar disso, Naruto ainda é alegre e infantil, traços que Kishimoto diz que o tornam único. do esboço inicial para a aparência final do personagem houve várias modificações, então Naruto constantemente usava roupas diferentes, já que o objetivo principal era torná-lo mais atraente para o público ocidental, e havia dificuldade em concebê-lo. O autor também comentou que ele queria que Naruto nunca se sentisse derrotado, e esse foi seu foco principal enquanto escrevia a série.
Quando a série foi lançada, Kishimoto se casou e teve filhos que influenciaram o personagem. Isso permitiu que Naruto conhecesse rapidamente seus pais e seus sacrifícios para ajudá-lo a controlar a raposa de nove caudas nele para que ele pudesse proteger o mundo. Como resultado, Naruto aproveitou mais sua vida e aprendeu o quanto seus pais o amavam, o que o autor queria que o personagem sentisse com base em sua própria experiência como pai. O crescimento de Naruto ao longo da série surpreendeu o autor por como o reconhecimento que ele recebeu de outros personagens permite que o personagem cresça ainda mais. Enquanto Sasuke passava por uma mudança drástica na trama que o tornava um dos antagonistas da série, Kishimoto comparou Sasuke e Naruto a yin e yang devido a suas diferenças notáveis. Portanto, ele menciona que sempre que um dos dois progride, ele garante que o outro também progride . Desde que a série começou a ser serializada, Kishimoto havia decidido que o fim da história seria uma luta entre os dois personagens. Ainda assim, ele queria que a luta terminasse com Naruto perdoando Sasuke como nos dias em que Naruto perdoava Nagato. O parceiro romântico de Naruto também foi decidido no meio da série. Já que "Hinata Hyuga sempre respeitou Naruto, mesmo antes de começar a série", ela sentiu que eles foram feitos um para o outro. Isso enfureceu a esposa de Kishimoto, que queria que Naruto se casasse com Sakura Haruno.
Enquanto um ninja realista se veste de preto para ser furtivo, Kishimoto deu a Naruto um terno laranja para combinar com a demografia shonen. As roupas de Naruto eram baseadas nas roupas que Kishimoto usava quando era mais jovem. De acordo com Kishimoto, um design pré-existente não teria tornado Naruto único, já que sua criação original o tornava muito distinto. Como Naruto está associado a espirais em termos dos itens que ele usa, o designer incorporou esses padrões de espiral ao traje. As ilustrações iniciais mostram Naruto usando botas, mas Kishimoto as substituiu por sandálias, porque ele gosta de desenhar os dedos. Os óculos que Naruto usava foram substituídos por um protetor de testa, já que o autor demorou muito para desenhá-los. Uma das escolhas de design mais difíceis foi o esquema de cores da roupa de Naruto. A laranja em sua fantasia faz Naruto "estourar" e as peças azuis costumam ser usadas como adereços. Kishimoto se desculpou com a equipe de animação de Naruto, considerando que era muito difícil traduzi-lo em animação.
Kishimoto ficou encantado por ter dado ao personagem cabelos loiros e olhos azuis, algo raramente visto em japonês. Portanto, o personagem de Naruto, junto com a imensa popularidade que a série vem conquistando, veio naturalmente aos leitores e ao público internacional com cabelos loiros e olhos azuis. Além disso, o editor da versão americana de Shonen Jump deduziu que essas características podem ter tornado o personagem mais atraente para o público ocidental. Kishimoto se identifica mais com Naruto do que com os outros personagens da série. Quando questionado por que a comida favorita de Naruto era ramen em vez de udon, Kishimoto disse que pessoalmente gostava de comer ramen. Na série de jogos de arcade Naruto: Clash of Ninja, Naruto pode ser jogado em vários estágios de manifestação da Raposa de Nove Caudas, caracterizada por um chakra vermelho. Kishimoto se inspirou na apresentação dessas formas em games, imitando uma delas para a capa do volume 26 do mangá. Ao criar a aparência de Naruto na Parte II, Kishimoto projetou a guarda frontal mais ampla de Naruto para tornar mais fácil para ele desenhar suas sobrancelhas, algo que o incomodou em seu design. anterior. Ele também percebeu que as calças de Naruto deixavam o personagem muito infantil. Para remediar esta situação, Kishimoto desenhou as calças de Naruto, que estavam encharcadas, fazendo-o parecer mais maduro.
Nas versões japonesas originais de Naruto, Naruto costuma terminar suas frases com o apêndice “dattebayo” (que produz um efeito semelhante quando ele termina uma frase com “Estou certo!” Em português). Kishimoto queria dar a Naruto um slogan infantil, e "dattebayo" foi a primeira coisa que veio a sua mente; O criador acredita que a frase complementa o caráter de Naruto e serve como um tique verbal que ele retrata de forma infantil.