Minerva mcgonagall
Minerva McGonagall (4 de outubro, Caithness, Escócia) [1] é uma personagem da série de livros Harry Potter criada pela escritora britânica J. K. Rowling.
Ela era uma bruxa que estudou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que pertencia à casa da Grifinória. Depois da escola, ela voltou para Hogwarts e se tornou professora de Transfiguração e Diretora da Casa da Grifinória, assim como em várias ocasiões, Vice Diretora e posteriormente Diretora da escola.
Minerva também é uma animaga, assumindo a forma de um gato malhado cinza com as marcas dos óculos, que ela costuma usar, ao redor dos olhos.
McGonagall é uma mulher alta e severa com cabelos grisalhos geralmente presos em um coque apertado. Gosta de usar vestidos verde esmeralda, chapéu pontudo e quase sempre tem uma expressão muito formal. De acordo com Rowling, o professor é um "energético jovem de setenta anos".
Nas adaptações para o cinema, o personagem foi interpretado pela atriz britânica Maggie Smith.
Biografia
No primeiro livro, depois de ver Harry andar em uma vassoura pela primeira vez e com maestria, Minerva o aconselha a assumir a posição de receptor e enviar a Harry uma vassoura de corrida, quebrando a regra de que calouros não podem ter vassouras pessoais. Apesar de ser bastante rígida em sua disciplina, ela frequentemente ajuda Harry indiretamente em atividades que não seguem exatamente as regras de Hogwarts, como dar aulas a Harry e seus amigos para que eles possam treinar para o Torneio dos Três Reis. Ele também promete a Harry. que fará tudo ao seu alcance para ajudá-lo a alcançar seu objetivo de se tornar um Auror, e mantém sua promessa.
A professora McGonagall é membro da Ordem da Fênix. Ela e Dolores Umbridge não gostam uma da outra, já que Umbridge continuamente tenta usurpar o poder dos professores de Hogwarts, McGonagall e Dumbledore em particular. Quando McGonagall tenta impedir Umbridge e seus ministros de expulsar Hagrid à força, ela é atingida por quatro feitiços incríveis sem aviso, antes mesmo de poder levantar sua varinha. A mulher inconsciente na casa dos 60 anos é levada às pressas para o hospital Saint Mungus, onde se recupera por um tempo e volta para a escola.
Após a morte de Dumbledore, Minerva se torna a nova Diretora de Hogwarts. No entanto, após Pius Thicknesse assumir o cargo de Ministro da Magia (Pius é controlado por Lord Voldemort pela Maldição Imperius), alguns meses depois, Severus Snape foi nomeado o novo diretor. Apesar da nova administração, Minerva continua sendo o chefe da Casa da Grifinória.
Minerva tinha uma participação significativa na Segunda Guerra Bruxa; após a batalha e morte de Severus Snape, ela foi nomeada Diretora de Hogwarts pelo Ministério da Magia.
Durante seu mandato em Hogwarts, Minerva jogou no time de quadribol da Grifinória como apanhadora.
Poderes e poderes
Minerva é uma bruxa extremamente poderosa, com excelentes poderes e habilidades como mostra a série, ela é capaz de executar três modelos simultaneamente como mostrado no último livro, isso sem favorecimento para seus duelistas e astúcia dela. E, como afirmado anteriormente, ela é uma animaga, capaz de se transformar em um gato malhado cinza com marcas ao redor dos olhos.
Cultura e etimologia
McGonagall é retratada por Maggie Smith em todas as oito adaptações para o cinema. Smith descreveu seu papel como "Senhorita Jean Brodie com chapéu de bruxa". Conforme seu papel ficava cada vez menor conforme a série se desenrolava, Maggie Smith disse que Harry Potter e a Pedra Filosofal era seu favorito.
Rowling deu ao personagem o nome do poeta William Topaz McGonagall, cujo nome ela gostou. O nome do personagem, Minerva, vem da deusa romana da sabedoria.