Banner retorna e continua sua tarefa como cientista na Gamma Base, mas o General Ross suspeita que ele é um espião e tem algum tipo de conexão com o Hulk. A base logo se torna o alvo do Camaleão, que tenta roubar um robô experimental projetado por Bruce. A tentativa de parar o espião se torna mais complicada para Bruce com a chegada do Tenente Glenn Talbot na Base Gamma, que também tem as mesmas suspeitas do General Ross. No final, o plano Camaleão falha e o Hulk escapa da execução militar.
Quando o exército decide mover Bruce e sua última invenção para outra base, o Camaleão informa seu líder, o Líder, que envia um humanóide para roubar a experiência. Embora Bruce esteja sob o olhar atento dos militares, ele confronta o humanóide como o Hulk e o impede de roubar o dispositivo. Depois de destruir o humanóide e recuperar sua forma humana, ele é preso pelo exército sob suspeita de ter algo a ver com a tentativa de roubo de sua própria invenção. Bruce permanece na prisão até que seu amigo Rick Jones, que confia a dupla identidade de Bruce ao Presidente dos Estados Unidos, possa obter o perdão. Após essa confusão, Bruce viaja para Astra Island, com seu novo dispositivo experimental, o Absorbatron. A ilha é atacada pelos humanóides do líder, mas o Hulk os derrota. A batalha final termina com a captura de Bruce por agentes comunistas, fazendo Talbot acreditar que ele é um traidor de seu país. Bruce se recusa a trabalhar para os comunistas e, eventualmente, transforma e liberta os outros cientistas capturados. Graças ao sacrifício de um desses cientistas, o Hulk consegue lutar à sua maneira e foge da Rússia, mas acaba na Mongólia. Ainda perdoado pelo presidente, Talbot (que havia retornado aos Estados Unidos) retorna à Ilha de Astra para outro teste. Os humanóides do líder atacam novamente, levando a outro confronto com o Hulk, o experimento e o próprio Bruce são capturados. De volta ao normal, Bruce usa um dos dispositivos do chefe para trazer o exército para a cena. Até o momento em que eles chegam, o Hulk retorna, confronta o chefe e foge. Os militares enfrentam o Hulk, após a batalha eles encontram Bruce Banner aparentemente morto.
Rick rouba o corpo de Bruce e tenta reanimá-lo em seu laboratório usando um projetor gama, causando uma transformação no Hulk, mas pela primeira vez, o Hulk encontra Bruce. Mas havia um custo: se ele voltasse à forma humana, morreria do fragmento alojado em seu cérebro. Enquanto isso, O Líder mostra aos compradores em potencial o poder do Absorbatron, enviando um humanóide gigante para atacar a Base Gama. Uma nova batalha começa, no entanto, o líder captura o Hulk.
Após a captura, o Líder tenta convencer o Hulk a se juntar a ele, mas ele se recusa e tenta fugir do complexo, ao mesmo tempo que tenta não reverter a transformação. Percebendo que algo está errado, o Chefe captura o Hulk novamente e o bombardeia com mais radiação gama (apoiando sua forma Hulk) e então remove fragmentos de seu cérebro. fugindo do combate. Ele então envia o Hulk para o Planeta do Observador para roubar a Máquina Suprema. Hulk consegue completar a tarefa e o líder tenta usar o dispositivo. Seus planos vão por água abaixo, pois a máquina aparentemente o mata. De volta à Gamma Base, o Hulk descobre que Rick é um prisioneiro do exército (por não revelar a verdadeira identidade do Hulk), ele tenta buscar o perdão presidencial para seu amigo em Washington DC. Lá, ironicamente, ele é aparentemente destruído pela última arma que ele inventou para os militares: o T-Ray.
Ele mal retorna à sua forma humana e Bruce é capturado pelo ladrão Kangah Kahn. Glenn Talbot é enviado para salvar Bruce na Mongólia. Transformado no Hulk, Bruce deixa Talbot na Mongólia e retorna aos Estados Unidos, onde, após retornar à sua forma humana, é novamente preso.